VOCÊ SABIA? Equilibrar as polaridades pode trazer bem-estar e alegria

Negativo e positivo. Masculino e feminino. Direito e esquerdo. Equilibrar as polaridades pode trazer bem-estar e alegria!

Na medicina chinesa, as energias Yin e Yang representam opostos, como por exemplo, a luz e a sombra. Porém, na medicina alternativa e/ou holística, vemos essas energias como feminina e masculina que estão presentes em todos os seres independentemente do gênero.

Quando essas energias entram em desequilíbrio, nossos comportamentos são afetados podendo ocasionar também desequilíbrios emocionais e físicos.

Yin e Yang, segundo os orientais, são polos opostos de uma energia chamada Qi (pronuncia-se “tchi”), que está presente em tudo no Universo. O Yin representa a escuridão, o princípio passivo, feminino, frio e noturno. Já o Yang representa a luz, o princípio ativo, masculino, quente e claro.

Alguém com muito Yang, por exemplo, será agitado; muito Yin, porém, leva a estados de desânimo. O balanço adequado de Yin e Yang, contudo, ainda não é suficiente. Entre um extremo e outro, de acordo com a Filosofia Chinesa, existem cinco diferentes estados de energia, correspondentes a cinco elementos: madeira, terra, metal, água e fogo.

Em termos de energia, o Yin é suave, lento, relaxado, difuso, úmido, passivo e silencioso. Pense nos ritmos e na essência da energia feminina, na suavidade da água, no mistério da lua, na escuridão do solo rico e no silêncio profundo da noite.
Já a força Yang é expressa por uma qualidade de energia contrastante e oposta ao Yin. Imagine a direção impetuosa do sol, a velocidade agressiva dos carros de corrida, a superfície sólida de uma montanha e a energia concentrada de um raio laser.

O terapeuta Shiro Sasaki

Shiro Sasaki – foto: arquivo pessoal

“Já faz 2 anos que o governo brasileiro esclarece que Reiki (entre outras técnicas) possui eficácia e endossa, portanto, sua prática. Já não é mais motivo para “receios” de estarem cometendo erros perante a crença.
Reiki não é religião. É ciência, é técnica voltada à cura de quaisquer doenças ou enfermidades auxiliando na recuperação do bem-estar mental, emocional, físico e espiritual”, explica Shiro, terapeuta responsável pela Lotons Holística – www.facebook.com/lotonsholisticareiki

Como equilibrar?

Equilibrar os dois hemisférios e as energias de Yin e Yang através do corpo é a maneira mais rápida para que você possa alcançar esse equilíbrio. Yoga, Tai Chi, Alongamentos, Pranayamas (que são os exercícios de respiração) várias outras terapias alternativas da Medicina Tradicional Chinesa, como a Cinesiologia, Massoterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, Ventosaterapia e outras que trabalham com os Meridianos do corpo.

O reiki é uma forma poderosa de equilibrar as polaridades. Consiste em uma terapia revolucionária que restabelece o equilíbrio da Energia Vital do corpo, complementando, harmonizando e desintoxicando, visando a manutenção ou recuperação da saúde, tratando os sintomas e causas simultaneamente, visando a saúde, o bem-estar e conforto.

Atua no corpo físico, mental, emocional e espiritual de maneira sutil, seguro, natural e indolor.

Qual o poder de equilibrar as polaridades?

Para o terapeuta holístico Shiro Sasaki, a questão do equilíbrio das polaridades é uma vertente, um ponto de vista importantíssimo de se estudar e entender, porém, é um conjunto de terapias que ajuda as pessoas a encontrarem a cura para diferentes enfermidades, seja no psicológico, nas emoções ou na alma. “As pessoas não buscam o alívio e sim a cura; equilibrar as polaridades é um conceito de energia, mas é pouco; isso precisa ser combinado a um conjunto de terapias”.

Yin e Yang em casa

Sala de estar, escritório e cozinha são definitivamente espaços que se beneficiarão de uma forte presença da energia Yang. Escolha cores vibrantes, música animada e uma variedade de itens de decoração para criar uma qualidade ativa de energia (fotos de pessoas felizes, livros brilhantes, jogos divertidos, etc.). Mesmo que o Yin, ou elemento relaxante, não seja o elemento dominante aqui, você ainda precisa dele para se equilibrar. Introduza cores profundas, assentos descontraídos e confortáveis, bem como algumas imagens com energia Yin suave.

Equilibre suas polaridades através da respiração alternada – Nadi Sodhana

Nadis são os canais de circulação de energia do corpo e sodhana significa purificação. O NADI SODHANA é um exercício respiratório que equilibra as principais nadis do corpo: Ida e Pingala.

A nadi Ida é nosso lado Yin. É a energia feminina, lunar que domina o lado esquerdo do corpo e está relacionada com o sistema nervoso parassimpático, que permite relaxar.

Já a nadi Pingala é o lado do Yang, masculino, a energia solar que fica no lado direito do corpo e se relaciona com o sistema nervoso simpático, ou seja, com a reação luta ou fuga.

Quando fazemos a respiração alternada conseguimos equilibrar nossos meridianos alcançando o equilíbrio do nosso sistema.

Para fazer o NADI SODHANA sente-se em uma posição firme e confortável, feche os olhos e posicione os dedos indicador e médio da mão direita no intercílio. Com o dedo anular obstrua a narina esquerda e inspire pela direita, retenha o ar e troque a narina, obstruindo a narina direita com o polegar e soltando o ar pela narina esquerda. Inspire pela esquerda, alterne os dedos na narina e expire pela direita. Continue fazendo a respiração alternando as narinas sempre com pulmões cheios. Faça essa respiração por pelo menos 12 ciclos impondo um ritmo bem lento e se for possível conte 6 segundos na inspiração, retendo o ar por 6 segundos e expirando por 6 também.

Sempre respeitando os seus limites faça esse pranayama e equilibre as suas energias estimulando o lado direito e esquerdo do cérebro.

Fonte: Re Mozzini

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?