“Dosha” é uma palavra sânscrita que significa “culpa” ou “transgressão”. Enquanto este é o sentido literal, no contexto de cuidado à saúde seria mais apropriado traduzir “Dosha” como as “forças, no corpo, que mais facilmente se desequilibram”.
É através deles que é traçado o perfil biológico do indivíduo, de acordo com a milenar Medicina Ayurvédica, que é a ciência da vida.
A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya e nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo. São eles: éter, ar, fogo, água e terra.
Samkhya é um sistema de enumeração cósmica para entender o universo através dos elementos (terra, água, fogo, ar e espaço).
Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos cinco elementos através do dosha.
Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas características determinantes. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.
Naturalmente, tudo que constitui o meio precisa dos três princípios para criar e sustentar a vida humana. De acordo com as próximas descrições, você poderá ver qual é o seu dosha dominante (ou você poderá ter dois doshas dominantes). Lembrando que, embora só existam três tipos de doshas, a Ayurveda os combina de dez maneiras diferentes para chegar a dez tipos de corpos distintos.
Doshas e as características pessoais
Vata (regido por ar e éter)
É o princípio governante do corpo. A influência de Vata em um ser humano individual pode ser comparada a ação do vento na natureza. Geralmente são magros, altos e possuem dificuldade de ganhar peso, têm os músculos pouco desenvolvidos, apetite irregular, gostam de aventura, contam com a criatividade da mente, são comunicativos e rápidos, porém, possuem memória curta; o sono irregular, as extremidades frias e o laço forte com a espiritualidade são características marcantes deste dosha.
Em equilíbrio: respiração e movimento normais. Entusiasmo nas atividades que se dispõe a fazer.
Alimentos: quentes.Texturas moderadamente pesadas, brotos e alimentos que trazem satisfação.
É extremamente Vata: sentir fome a qualquer hora do dia ou da noite. Gostar de agitação e mudanças. Ter crises emocionais de curta duração que logo são esquecidas.
Pitta (regido por fogo e água)
Governa a digestão e o metabolismo. Pitta no corpo é comparado ao princípio do corpo na natureza; ele queima, transforma e digere. Pessoas com corpo bem estruturado, ganham massa muscular com facilidade, têm estrutura mediana, tendem a ter sardas, são determinados, pró-ativos, competitivos, contam com uma boa digestão, sentem calor, têm clareza mental e possuem uma inteligência marcante. São líderes natos.
Em equilíbrio: visão, digestão, temperatura e apetite normais; são felizes e inteligentes.
Alimentos: frios ou quentes, mas não aquecidos no vapor. Texturas moderadamente pesadas, menor gordura.
É extremamente Pitta: já fica faminto se o jantar atrasa por meia hora. Viver em função do relógio e detestar desperdiçar tempo ou assumir o comando de uma situação.
Kapha (regido por terra e água)
É o responsável pela estrutura do corpo. Está relacionada com os princípios da terra e da água na Natureza. Contam com estrutura corporal mais pesada, tendem a oleosidade da pele, pacientes, amorosos, lentos, com excelente memória, bons ouvintes, persistentes e tendem à melancolia. Não são muito fãs de movimento.
Em equilíbrio: autodisciplinado. É forte, paciente, coeso e sereno.
Alimentos: levemente aquecidos, alimento seco com muita água, mínimo de manteiga. Alimentos estimulantes (gengibre, pimenta e picles), alimentos crus, saladas e frutas são bem-vindos.
É extremamente Kapha: ficar ruminando coisas durante um longo período de tempo antes de tomar uma decisão. Busca conforto emocional na comida. Goza de excelente saúde e expressam uma visão do mundo sereno, feliz e tranquilo.