Março Amarelo: saiba mais sobre o uso medicinal da Cannabis para tratamento da endometriose

A endometriose afeta cerca de 10% da população feminina brasileira, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo mais frequente entre mulheres de 25 a 35 anos de idade. A doença é causada por uma infecção ou lesão decorrente do acúmulo, em outras partes do corpo, das células que recobrem a parte interna do útero (o endométrio) e que são eliminadas com a menstruação.

Esse ciclo se repete mês a mês, naturalmente. Na endometriose, parte da camada endometrial não é expelida como menstruação, mas acaba se aderindo em vários locais na região abdominal: nas tubas uterinas, na cavidade abdominal, nos intestinos, na parede externa do útero, ovários e peritônio. Até hoje não se sabe como o processo é determinado. Claro que nenhum desses locais é o ideal para fragmentos da parede endometrial permanecerem e não sendo o local correto, inicia-se um processo inflamatório. A cada menstruação, o processo inflamatório dispara sinais que resultam em dor local intensa (dor crônica) e para aquelas mulheres que desejam engravidar, a endometriose impede o processo. Como se já não fosse o bastante, além da dor, a mulher sofrerá consequentemente com a ansiedade, o mau humor e a insônia ligados à dificuldade de se chegar a um diagnóstico preciso.

Uma possibilidade de alívio da dor relacionada à endometriose, disponível no arsenal terapêutico do ginecologista, com certeza, é o produto de Cannabis com fins medicinais.O Sistema Endocanabinoide (um conjunto de substâncias sinalizadoras, proteínas receptoras e enzimas específicas que trabalham em prol do equilíbrio do organismo) possui milhares de receptores espalhados pelos tecidos do sistema reprodutor, inclusive nesses fragmentos de endométrio. Ao tratar a endometriose com os Produtos Medicinais de Cannabis, os receptores serão acionados pelos fitocanabinoides e gerarão os efeitos analgésico e anti-inflamatório, mostrados na literatura científica.

Entre os principais benefícios observados estão a redução da dor crônica (cólicas intensas). Também se observa melhora na qualidade do sono e redução de sintomas como depressão e ansiedade. Outra vantagem do uso de fitocanabinoides, é a redução média de 50% no uso de outros medicamentos, como os opioides e contraceptivos orais, comumente prescritos para pacientes com endometriose, mas com sérios efeitos colaterais.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?