H3N2: Instituto Butantan começa a produzir vacina contra nova cepa da gripe

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última segunda-feira (03), o Instituto Butantan, ligado ao Estado de São Paulo, anunciou que já está produzindo a nova vacina contra influenza, que será distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde) este ano. “O imunizante será importante para conter o espalhamento do vírus”, assegura a instituição.

A fórmula, atualizada, irá proteger contra os vírus H1N1, H3N2 – variante que desencadeou o atual surto no país -, e a cepa B da gripe.

“O Brasil vive um surto de influenza H3N2, e o imunizante será importante para conter o espalhamento do vírus”, explica a assessoria do Instituto em nota. Em algumas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, já se fala em uma epidemia de gripe.

Imunizante esse que é modificado à cada ano, baseado nos três subtipos de influenza que mais circularam na América do Sul no último ano segundo os dados indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Justamente por ser sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, relata o produtor da vacina.

Todo ano, o Butantan produz 80 milhões de doses da vacina contra influenza, que são ofertadas gratuitamente na campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts