Entenda a importância do consumo de água durante o verão

Durante o verão, entre os meses de dezembro e março, os brasileiros enfrentam fortes ondas de calor, altas temperaturas e, em algumas regiões, ausência de chuva.

Esse clima pode gerar alguns desconfortos, como insolação e queda de pressão devido a exposição ao sol e calor excessivo, sem contar as gripes, resfriados, náuseas e cansaço, causados também pela perda de imunidade.

Essa imunidade está associada a diversos fatores, como a necessidade de uma alimentação saudável e balanceada, composta por frutas, verduras e legumes, que contêm vitaminas. Além disso, a hidratação deve ser intensa e frequente, a partir do consumo da quantidade de água necessária para a reposição do que é perdido no suor.

A qualidade da água é um fator a ser considerado na hidratação. É fundamental que ocorra o consumo de água tratada e purificada, sem prejudicar à saúde, evitando o consumo direto de água não potável da torneira. Uma forma econômica e sustentável é o uso de purificadores e filtros – alguns podem ser acoplados à própria torneira, outros são fixados na parede e existe também o filtro de barro – o mais barato e econômico, um clássico brasileiro.

Como consumir a quantidade ideal de água?

Nutricionistas e médicos indicam o consumo superior a 1,5 litro de água diariamente, mas esse volume pode ser alterado de acordo com a rotina de exercícios e necessidades de cada pessoa. O recomendado é multiplicar 35 pelo peso corporal para descobrir a quantidade ideal de água a ser consumida; para aqueles que praticam atividade física intensa, a multiplicação deve ser por 45.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?