Dores abdominais e os seus sinais de alerta

Os sintomas abdominais representam uma parte significativa das visitas aos estabelecimentos de saúde no Brasil.

Nos Estados Unidos, onde existem estatísticas confiáveis sobre o tema, os problemas de origem gastrointestinal estariam levando uma em cada três pessoas ao médico, anualmente.

A estimativa faz parte de um trabalho publicado em 2018 pelo Hospital Cedars-Sinai, de Los Angeles, que incluiu uma pesquisa nacional realizada com 71 mil americanos.

O levantamento, que parece também refletir a realidade brasileira, deu conta que 61% dos entrevistados relataram ter sentido pelo menos um sintoma típico da região abdominal no espaço de uma semana, nesta ordem:

  • Azia ou refluxo (30,9%)
  • Dor abdominal (24,8%)
  • Distensão abdominal (20,6%) – Diarreia (20,2%)
  • Constipação (19,7%)
  • Náuseas / vômitos (9,5%)
  • Disfagia (5,8%)
  • Incontinência intestinal (4,8%).

Felizmente, nos países mais desenvolvidos, incluindo o Brasil, os principais centros de medicina diagnóstica passaram a dispor de uma avançada tecnologia para auxiliar médicos e pacientes na investigação desses sintomas com rapidez, eficácia e credibilidade. A Transduson, por exemplo, emprega recursos atualizados da Endoscopia Alta para diagnosticar os casos de azia e refluxo, que representam as principais queixas advindas do sistema gastrointestinal.

Em crianças, a investigação pode ser feita com o apoio da Ultrassonografia, que é menos invasiva e também verifica as medidas do esôfago abdominal, peça chave para diagnosticar o refluxo.

A dor abdominal, que também se encontra entre as principais queixas, muitas vezes gera temor porque está associada com um grande universo de possibilidades. Mas, hoje, é possível obter diagnósticos rápidos e confiáveis para esse tipo de problema, por meio de um amplo conjunto de exames de imagem e análises clínicas. Na maioria das vezes, a dor tem origem inflamatória, tais como nos casos de apendicite aguda, colecistite (cálculo biliar), pancreatite, diverticulite (advindas de dieta pobre em fibras) e colangite (obstrução do duto biliar), entre outras possibilidades.

Quando um AVC pode ser detectado?

A disfagia é definida como a sensação subjetiva de dificuldade de engolir e representa um sinal de alarme em diferentes patologias, principalmente em pacientes com sintomas no aparelho digestivo. As possibilidades variam da fraqueza muscular ao AVC. Na Transduson, a maioria desses eventos tem sido elucidada com o apoio da Endoscopia Alta.

Serviço

Clínica Transduson

Locais:
Unidade Carapicuíba: Rua Corifeu de Azevedo Marques, nº 209, Centro – Carapicuíba (SP)
Unidade Alphaville: Alameda Araguaia, nº 943, Alphaville Industrial – Barueri (SP)

Dúvidas e agendamentos: (11) 4185-8595 | 11 2222-1130
Mais informações: no site da Transduson

Publicidade

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?