Dia Azul: urologista da Granja Viana desvenda os mistérios do câncer de próstata

Hoje, 17 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, também conhecido como Dia Azul. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele não-melanoma.

Mais do que qualquer outro, o câncer de próstata é considerado um “câncer da terceira idade”, já que cerca de 75% dos casos no mundo todo ocorrem a partir dos 65 anos. Felizmente, seu desenvolvimento é lento – leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ -, o que possibilita um tratamento eficaz, capaz de levar à cura.

Em virtude do Novembro Azul, a Revista TUDO convidou o urologista Dr. Márcio Ferraz (CRM 89.357), da clínica Doutores da Granja, para esclarecer todas as dúvidas sobre um dos maiores perigos à saúde que correm os homens. Leia TUDO a seguir!

Foto: reprodução

Comecemos do básico

Primeiramente, você pode explicar o que é o câncer de próstata?

“A próstata é uma glândula (do tamanho de uma noz, com cerca de 20 a 30g de volume), responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma e está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto”, começa Márcio. “De acordo com estatísticas americanas, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 35 morrerá da doença”, completa o médico, erguendo esperança.

Quais são as principais causas do câncer de próstata?

“De fato não existe uma causa isolada. Trata-se de uma somatória de fatores de risco que desencadeiam alterações celulares que formam um tumor, o câncer. Os principais fatores de risco para o surgimento desse tipo de tumor são:
a idade, onde mais de 60% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos de idade, os antecedentes familiares são importantes. Pacientes com pai ou irmão com câncer de próstata, dobram o risco de desencadear a doença. Dietas ricas em gordura e a obesidade, pelas alterações metabólicas, podem gerar maior risco”, explica Márcio.

A chave, portanto, é manter uma vida saudável e equilibrada – o que previne não só o câncer de próstata como muitos outros problemas de saúde.

Female doctor doing the blood test in medical laboratory

Vilão silencioso

A quais sintomas devemos ficar atentos?

Uma das características desse tumor é justamente não manifestar sintomas em sua fase inicial“, revela o urologista.

“Daí, a extrema importância da rotina de check-up anual, mesmo que não haja qualquer sintoma urinário, para que o diagnóstico seja realizado da forma mais precoce possível, aumentando de forma expressiva as chances de cura”, explica ele, reforçando a necessidade de ir ao consultório com frequência.

Mas quando em estágio avançado…

“No entanto, quando o tumor já está em fase mais avançada, os principais sintomas são: sintomas urinários obstrutivos e irritativos, dor ou ardência para urinar, sensação de que a bexiga não se esvazia de forma adequada, jato urinário mais fraco, muito esforço para urinar, acordar muitas vezes à noite para urinar e, às vezes, até mesmo sangramento na urina”, relata Márcio.

Autoexame?

Com o câncer de mama existe um “autoexame” que as mulheres podem fazer em casa – existe algo similar para o câncer de próstata?

“Não existe!”, afirma o profissional.

“A prevenção deve ser feita também de forma regular, uma vez por ano, através de uma consulta com um urologista, fazer exame de ultrassonografia de próstata, exame de sangue para dosar o PSA (antígeno prostático específico), que serve de marcador para o check-up, e o exame de toque retal, que complementa a avaliação.”

Exames positivos, e agora?

Quais são as principais formas de tratamento? Existe algum que seja considerado “mais eficaz”?

“Não existe uma forma de tratamento mais eficaz”, frisa ele. “A escolha será determinada caso a caso. Dependerá de diversos fatores, como a idade do paciente, o tipo, o grau do tumor – que é definido após a realização da biópsia -, dependerá do valor do PSA, se o tumor está apenas na próstata ou se já se espalhou (metástase)…”

Ou seja: muitos fatores determinam a melhor forma de tratar cada caso.

Depois de uma análise minuciosa do paciente, entram as outras formas de tratamento. “Temos a cirurgia, a radioterapia, hormonioterapia, a quimioterapia e, até mesmo, não se fazer nada, apenas acompanhar, o que
é chamado de Observação Vigilante”.

Essa última opção, também conhecida como vigilância ativa, consiste em monitorar o câncer de baixo risco e pouco volume com consultas periódicas, geralmente a cada seis meses – assim, evitando um tratamento desgastante e ofensivo.

Foto: reprodução

Prevenir é o melhor remédio

Qual a melhor forma de se prevenir contra o câncer de próstata?

“Estabelecer uma rotina de check-up rigorosa anual com um urologista, fazendo a consulta e os exames complementares necessários”, insiste Márcio.

“Essa rotina é fundamental, uma vez que já se sabe que, ao se fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata, as chances de cura passam de 90%. Daí a importância de se fazer os exames de rotina, mesmo sem qualquer sintoma urinário presente”, finaliza ele.

Sobre Márcio Ferraz

O urologista Dr. Márcio Ferraz (CRM 89.357) também pratica medicina preventiva e atende na clínica Doutores da Granja, na Avenida São Camilo, nº 980, Conj. 05.

Contato: (11) 4777-9333, (11) 4702-0626, (11) 94500-5136
Instagram: @drmarcioferraz

Muito obrigada pelo esclarecimento, dr! A Granja Viana tem sorte em contar com o seu conhecimento e profissionalismo.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?