Crônica: “Equilíbrio é uma das artes mais difíceis da vida…”

Por Ana Luiza

Equilíbrio é uma das artes mais difíceis na vida. Renato Russo já dizia, “só se consegue o equilíbrio cortejando a insanidade”.

Arrisco dizer que é um dos grandes desafios do ser humano: se equilibrar em um mundo muitas vezes insano.

Não é diferente no esporte , principalmente no amador, pois ele possui diversas funções extras: equilibrar tudo isso pode ser algo extremamente difícil!

Há nove anos, a WomenWithWings é quase uma fábrica de mulheres que tentam equilibrar esses  “pratinhos “. Mães que trabalham em casa e fora dela, mulheres que se cuidam e cuidam de filhos, maridos, pais e mães e ainda atletas que, com muito esforço, tentam dar conta de uma rotina diária de treinos. Escrevi “tentam” porque sabemos que alguns pratos irão cair; algumas coisas não serão feitas e a ideia é entender que está tudo bem, sem culpas, julgamentos e aflições, pois faz parte de uma vida equilibrada o “desequilibrar-se”.

O importante é o quão rápido você se reorganiza novamente.

Priscila Pereira (43), WomenWithWings desde 2014

Quando penso nesse assunto que tanto gosto, lembro de uma aluna bem querida e antiga da equipe: Priscila Pereira. Dentre as diversas funções que administra, ela é maratonista e das boas (única atleta da equipe até o momento que já fez duas maratonas no mesmo ano). Para ela, tudo está na hora certa, no tempo certo, na medida certa. Toda vez que a vejo tenho a sensação de que tudo está em perfeito equilíbrio e harmonia, até porque ela é uma das poucas que, mesmo sendo uma grande atleta, não se cobra. Me parece, inclusive, esse um dos segredos do bom atleta amador.

Ela também não abdica de outros prazeres. Não deixa de beber seu vinho, nem de comer nada que gosta só porque competirá uma prova, mas se exercita regularmente. Ela consegue conciliar treinos na mesma medida que curte shows e festas. Usa tênis na mesma frequência que saltos altos, além de ser uma das atletas mais “parceiras” que eu já pude conhecer: mais vale uma boa companhia que um pace (velocidade) rápido sozinha; a intensidade e/ou volume é só um mero detalhe.

Poucas vezes a vi preocupada com alguma prova, mesmo sendo de grande importância, pois ela sabe que a jornada é mais importante que o destino.

Mulheres são especiais justamente por serem completamente diferentes umas das outras. Quando vestem uma causa e colocam suas asas, ficam muito parecidas e parecem voar acima das coisas que se configuram insanas neste mundo.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?