Crônica: “À mestra com carinho”

Por Ana Luiza Castro

“Ana Luiza Castro me dá régua, compasso e desafios de vida.

Eu conheci a Ana praticando corrida no Cemucam e pensei: vou treinar com esta mulher. Ela corria com rabo de cavalo balançando e com fone de ouvido.

Tinha acabado de criar o WomenWithWings. Lá se vão quase 10 anos. É muito difícil resumir o que aconteceu neste tempo todo. Sei que nossa amizade se aprofundou. Nos conhecemos demais, pensamentos complementares.

Discutimos? Várias vezes. Duas teimosas. Em janeiro de 2022 a Ana me ressuscitou para o esporte, me tirou de uma quase depressão. Perdi 13 quilos, ganhei massa magra e me tornei uma maratonista.

Ela me perguntou à queima roupa se eu queria correr a maratona de Valência, depois de eu ter desejado e me inscrito várias vezes para correr em Paris e ter desistido. Na hora, sem pensar, eu disse sim. Depois veio o medo, a preguiça para treinar, mil desculpas e ela continuava não desistindo de mim.

Por que a Ana não desiste de ninguém? Porque não desiste dela mesma.

Pensa numa pessoa que luta por seus objetivos, inconformada. É ela. Mas, com os anos foi ganhando suavidade em suas lutas. E isso faz com que as pessoas queiram sonhar seus sonhos. Essa capacidade de situar as pessoas em suas vidas se chama liderança. O líder que de fato lidera desperta consciências e, muitas vezes, é contestado. Mas a Ana não tem medo de ser contestada; é segura do que acredita.

E um belo dia, lá em fevereiro, ela tirou o anel do infinito do dedo, colocou no meu e disse: quando completar a maratona você me devolve. Ela acreditava em mim, do jeito que eu estava. Passaram 12 meses. Quis desistir muitas vezes. Ela se recusava a ouvir. Eu estava falando com uma porta. Muitas vezes tomamos café para ela reforçar que só eu estava achando que não conseguiria.

Na última vez disse: respira. Eu pensei: ela está louca, me manda respirar e pronto? Mais nada? Pois é, mais nada. Porque respiração é vida. E ela já correu tantas maratonas, sabe do que está falando. Devolvi o anel. Mas com a certeza de que nossas vidas estão entrelaçadas como o anel do infinito.”

Regina Bucco é aluna e amiga de Ana Luiza Castro há muitos anos, tem 61 anos e é WomenWithWings desde 2014.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?