Constelação Familiar: TUDO o que você precisa saber

Por Eliana Tessitore

Esse é um convite para você percorrer caminhos do conhecimento e entender o que vem a ser, para que serve e os benefícios da Constelação Sistêmica Familiar (nome usual: Constelação Familiar).

Desenvolvida pelo terapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar é uma ferramenta terapêutica. Enquanto ferramenta, é um saber que o terapeuta (o Constelador) usa na busca das verdadeiras razões do impedimento que a pessoa (o Constelado) traz e que não consegue viver plenamente.

De que impedimento estamos falando?

De algo que está entre a pessoa e a vida que quer chegar. Impedimento como, por exemplo, doenças, dores ou sintomas físicos. repetição de um comportamento ou situação, relacionamentos conflituosos, abusivos ou estagnados, sensações internas de vazio, solidão, depressão, ansiedade, pensamentos recorrentes, não aceitação dos pais, irmãos ou outros, adoção, crenças limitantes, vícios, culpas, problemas financeiros, empresariais, adoecimento de animais domésticos e outros sofrimentos. Em suma, aquilo que a pessoa sente que toma um lugar em sua vida e, por isso, não há liberdade para a vida desejada chegar.

É comum a pessoa relatar sentir-se “aprisionada” ou mesmo “emaranhada” no impedimento. Outras vezes, sente o impedimento, mas não identifica realmente o que é.

Embora custe ver e viver impedimentos, segundo a visão sistêmica, o impedimento é visto e acolhido como um mensageiro. Enquanto mensageiro, traz em si uma informação, algo por trás dele, algo que a mente lógica não alcança e que o entendimento somente não resolve, mas que está registrado no inconsciente pessoal ou coletivo, como algo que quer ser visto (ex. Algo ou alguém do sistema ou a própria pessoa que se sente excluída ou injustiçada) ou que está fora de lugar (ex. filhos que se tornam pais dos pais).

Os impedimentos ficam registrados num campo informacional, também denominado campo morfológico ou morfogenético. Esse campo é composto pelas pessoas que tem alguma relação entre si, quer seja biológica ou não, relacionadas ao impedimento e afinidades, por exemplo, o campo informacional da nossa família acolhe TODAS as informações de toda nossa ancestralidade, guarda todos os acontecimentos e relacionamentos, guarda os sucessos e dores. Outro campo seria do trabalho ou o campo dos amigos. Assim, cada campo é formado por pessoas e situações que tem algo em comum: isso cria um campo de força que é atemporal e transgeracional.

Embora não possamos vê-lo, sabemos que existe e, assim como um celular, para nos conectarmos a uma determinada pessoa, digitamos um número específico – um Código; caso um dos números for diferente, não falaremos com aquela pessoa.

O “Código de Abertura” (nomenclatura criada pela terapeuta Eliana Tessitore) de uma Constelação Familiar é “NÃO JULGAR”: não há certo, nem errado, não há bom, nem ruim. Quando julgamos, não conseguimos ver, nem sentir o que está por de trás, pois o cérebro frontal, que é nosso racional, entra em ação e até é possível entender, o que não quer dizer, resolver (ex. você pode entender que necessita parar de fumar. Isso não garante que você pare de fumar).

O não julgamento seguirá toda Constelação: vejo o impedimento e não julgo, vejo o que está se mostrando e não julgo. Portanto: vejo e em seguida digo SIM ao que acontece, no sentido de ver que aquilo é real, que realmente acontece. 

Outro ponto é que TODOS PERTENCEM ao campo. Seu tataravô, que já se foi dessa vida, não deixa de ser seu tataravô. Ainda não vi alguém dizer: essa foto é do meu ex tataravô, então TODOS pertencem ao campo. Tal como seu tataravô, cada um tem seu lugar e todos os relacionamentos se estruturam e trocam: dar e receber.

Bert Hellinger, Virgínia Satir e alguns outros cientistas observaram que ao nos colocarmos a serviço, entramos em sintonia com as informações necessárias, contidas no campo informacional da pessoa, em relação às verdadeiras razões do impedimento.

Os representantes trarão para seu corpo físico as sensações que surgirão. Na individual, as sensações aparecem a partir da colocação e observação de cada peça.

É simples: pode ser que você já tenha entrado num local (ou encontrado alguém) e se sentido muito bem, ou ao contrário. Pode ser que se alguém te perguntasse o porquê das suas sensações você nem soubesse nominar. Podemos chamar isso de ressonância: ao entrar num lugar e se sentir bem ou mal é como se algo ali ou alguém tivesse a ver com você, você se identifica inconscientemente com aquele local ou pessoa, o que poderia gerar bem-estar ou raiva, por exemplo.

Assim a Constelação Familiar vai acontecendo: não é pra entender e sim pra sentir. Nosso corpo traz posturas e gestos que o Constelador, segundo sua formação e experiência, também lê e traduz como informações para o constelado.

A visão sistêmica aponta que não caminhamos sozinhos, visto termos em nosso DNA 50% do nosso pai e 50% da nossa mãe + 25% dos avós + 1/16 de cada bisavô (ó) e assim vai…. Por isso, quando não aceitamos nossos pais em nós, não nos aceitamos; do mesmo modo com todos os outros ancestrais.

Depois que as informações aparecem, atuam as forças a que pertencem as Constelações Familiares: as forças do amor, pertencimento, hierarquia e troca, na direção da harmonização do Sistema. Nessa fase de redirecionamento, o entendimento está presente.

Após a Constelação Familiar, o Constelado se aquieta para decantarem em si mesmo as informações, redirecionamentos a seguir e cabe, somente à pessoa, suas tomadas de decisões e destino.

O impedimento, após ter sido visto, sentido e cumprido seu papel de mensageiro, estará livre para voltar ao seu local de origem e descansar. É desse modo que se transforma em força.

Atualmente, existem algumas maneiras de usar essa ferramenta. Conheça alguns modos online e|ou presencial:

  1. Constelação Individual: a pessoa, o constelador e objetos (bonecos, óleos essenciais, florais, cristais, conchas, na água ou não, dentre outros)
  2. Constelação em Grupo: a pessoa, o constelador, representantes humanos e objetos.

A Constelação é desenvolvida em 3 sessões:

  1. Arredondamento do impedimento e explicações
  2. Constelação
  3. Retorno

Podem ser constelados pessoas e animais não humanos.

O Constelador é responsável pela sua formação, atuação terapêutica e pelo trato com a pessoa a ser constelada.

A Constelação Familiar não é para curiosos, não faz milagres, não prevê o futuro, nem  “resolve a vida de alguém”, nem extirpa coisa alguma.

Olho da matéria

“A Constelação Familiar é para corajosos, corajosos para encontrar a si mesmo e ver que seus verdadeiros motivos estão num lugar dentro de si e não no outro”.

Realize diariamente um exercício sistêmico:

  1. Escolha um local em que não seja interrompido
  2. Sente-se confortavelmente ou deite mas não durma
  3. Desaperte sua roupa e calçado
  4. Respire alongadamente
  5. Coloque sua atenção nas sensações do seu corpo
  6. Libere as tensões
  7. Traga sua presença para o aqui e agora
  8. Use toda sua imaginação
  9. Veja a sua frente seu pai e sua mãe
  10. Veja atrás deles seus 4 avós
  11. Atrás deles seus 8 bisavós
  12. Seus 16 tataravós
  13. E assim por Diante
  14. À sua frente veja sua ancestralidade: quanta gente viveu para que você pudesse estar aqui
  15. Respire fundo
  16. Pouse seu olhar em tanta gente
  17. Coloque um sorriso no seu coração e diga à todos
  18. Muito obrigado
  19. Sinta isso no seu coração
  20. Guarde essa sensação
  21. Espreguice-se
  22. Siga seu dia

Evento

Próximo Workshop de CONSTELAÇÃO PRESENCIAL e online em grupo: dia 26 de novembro, sábado. Vagas limitadas.

Local: Sat Nam Caminho Sagrado Cotia – Granja Viana
Mais informações e lista de espera: (11) 96456-0777

Depoimentos de ex-clientes

Rachel:

“Fico sempre impressionada como todos somos beneficiados com a constelação! Sensação maravilhosa de acolhimento e acalento! Bom demais poder sentir a energia do bem que esse grupo nos oferece! Gratidão a todos e, em especial, à Eliana por nos proporcionar esse momento único e abençoado.”

Sandra:

“A cada participação percebo o quanto sou beneficiada , muita gratidão por esse grupo e pelo seu trabalho e amor conosco, Eliana.  Questões que são trabalhadas nas constelações que me identifico  acabam sendo trabalhadas em mim também , sempre saio com muitos aprendizados e mais leveza na vida! Gratidão enorme 🙏🏻🙏🏻🌻

Autorizo sim a postar pois o mundo merece ser beneficiado desse lindo trabalho, quem sabe não é o chamado q lhes faltam ?

Obrigada Eliana e Margarete pela oportunidade

Agradeço tbm muito a Maricy que me indicou para a constelação 🌻🌻🌻❤️❤️❤️💜💜💜

Gratidão  por todo Aprendizado Grupo Querido, Gratidão Eliana🙏, hoje nao poderia estar com vcs presencial  as  20:00 hs..mas estarei de coração..Desejo  a Todos um momemto especial de curas.. grande beijo 💋”

Marilaine:

“Ola, Minha  vivência com este grupo e com as constelação  tem me trazido experiências que nem imaginava viver,  limpar e ser mais leve minha caminhada.. Fiz ano passado,  um movimento e foi muito profundo e consegui uma melhora significativa na minha maneira de agir.. participando deste movimento nas últimas semanas,  mudei novamente.. mudei a forma de olhar minha relação familiar.. mudei…não sei explicar, é bom , é forte , é favorável e precisa querer mexer nas feridas , para tudo se tornar mais fácil, possível e melhor que se imagina.. Sou Grata a Margareth pelo convite e a sou Grata  a Eliana e Margareth pelo seu trabalho Iluminado🙏💋❤ gratidão 🙏.”

Serviço

Eliana Tessitore: Consteladora Familiar, Evoluções das Novas Constelações, Análise Transacional, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica HC FMUSP EEUSP IPq, Terapeuta Integrativa e Fisioterapeuta RPG SOUCHARD.
Atendimentos: (11) 96456-0777
Instagram: @eliana.tessitore

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?