Como desfrutar 2024

Veja algumas dicas valiosas para deixar o passado e seguir em frente

Para desfrutar 2024, convido você à experiência a seguir: 

Imagine que você está sentado à beira de um rio, olhando o fluxo da água, que é caudaloso. Lá, adiante, você vê uma corredeira e, em seguida, as águas seguem o fluxo de uma cachoeira. 

Você repara que a água da cachoeira tem uma energia enorme, antes porém, essa água passava à sua frente, forte em seu potencial: uma potência que se transforma em energia e até em luz.

Agora, imagine que 2024, é a água desse rio, que atualmente está em potencial; o tempo passa e a água segue rumo a 1º de janeiro de 2024 quando transbordará suas forças. 

Pode ser que você seja curioso e se interesse em ver melhor a água do rio, a vida subaquática, talvez o gosto da água. Pode ser que preste atenção na mata à beira do rio, sentindo a temperatura do ambiente.

Pode ser que você, entristecido ou preocupado, não perceba nada disso.

Voltando aqui: quando você não consegue observar o momento presente (o rio) é porque está no passado (ex. entristecido) ou no futuro (ex. preocupado ou preso no olhar lá adiante). Nesse caso, pode ser que nem perceba o rio, mas ele está lá, e seguindo seu rumo irá desaguar transbordante em forma de cachoeira.

Vamos supor que você esteja conseguindo ver o rio, tal como nos parece: vemos a cor, a velocidade da água, talvez um peixe, uma madeira que boia, posso ver de onde ele vem, o cheiro, vejo o que há do outro lado da margem…assim, vejo seu potencial e presto atenção ao que me causa tudo isso: sinto que faço parte? Fico alegre? Tenho saudades? Tenho interesse pelo que ainda não conheço bem? Vejo sujeira nele? Passa um mau cheiro? O sol se foi? 

Quando vejo o rio e o aceito com tudo que ele é e trás, percebo que pertencemos todos. Estar entregue àquele momento pode me acalentar, gerar autoconfiança e me dar potência para viver o que for. 

Assim, a potência ou força interior parece vir por estarmos vivendo o presente.

Quando estamos carregando coisas do passado que ainda não se resolveram dentro de nós, como raiva, entristecimento, sensação de injustiça, por exemplo, nos distanciamos do momento presente, ou seja, nos distanciamos do “rio”, de perceber a existência e tudo que envolve este rio. O mesmo acontece se estamos preocupados em demasia ou ansiosos, pois vamos para um futuro que sempre será incerto, por isso, pode vir uma agonia o que faz com que não sintamos o presente. 

Podemos afirmar que, somente perceberemos o “rio” se estivermos no momento presente e, para isso, merecemos cuidar das questões que nos amarram para desfrutarmos 2024, para olharmos para ele e realmente vê-lo e desfrutá-lo.

Agora, podemos respirar fundo e cuidar das nossas questões. 

Sugiro que, amorosamente e sem julgamentos, você pare seu passado, sua ansiedade no futuro e internamente diga a eles : vocês fazem parte, porém, agora, podem descansar. Em seguida diga: Eu escolho viver no presente e desfrutar de 2024. 

Bem vindo 2024!! 

Por Eliana Tessitore

@eliana.Tessitore

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?