Coloque um motor nas costas e voe!

Se você busca um esporte radical para se aventurar, aí está um que tem feito sucesso entre a galera que quer desafiar as leis da gravidade e ter (acreditem!) um motor preso às costas.

O Paramotor, também conhecido como Parafly, aeronave leve e arrojada, nasceu de uma adaptação do parapente.

Os Parapentes, para voar, necessitam uma velocidade de vento que supera os 20 km/h dependendo do tipo de vela. Esta velocidade se consegue graças ao vento que se gera ao correr.

Adaptando-se um motor às costas do piloto, conseguiu-se a independência de decolar de qualquer lugar, não se restringindo mais às rampas no alto de morros.

Com uma motorização compacta, leve e de fácil transporte, os pilotos aficionados por voar desbravam os céus não só do Brasil como do mundo todo em seus paramotores.

Existem vários tipos de motores para o paramotor, sendo desde pequenos motores para pessoas de pouco peso (55 kg aproximadamente de impulso) a motores mais poderosos para realizar voos em dupla (piloto e acompanhante, normalmente de 120 a 150 kg de impulso). Os mais usados atualmente são motores de 2 tempos, porque para implementar com motores de 4 tempos ficaria pesado demais e ainda há desenvolvimento para um paramotor com propulsão elétrica.

Para quem quer experimentar a sensação de liberdade de voar com segurança e ao mesmo tempo, sentir adrenalina e ter uma visão privilegiada lá de cima, nada melhor que pilotar um paramotor. Voar nos traz momentos incríveis e inesquecíveis!

Perguntas mais comuns sobre o paramotor

É seguro para voar?

A resposta é sim. O paramotor é um esporte muito seguro, desde que siga as regras e respeite as leis que a ANAC aplica para regulamentação do esporte. Essas leis servem para manter a segurança do piloto e de terceiros.

Quanto custa para ter um brinquedinho desse?

Assim como existem carros de diversos valores, os equipamentos de voo também estão dentro de uma faixa bastante abrangente. Porém, é possível adquirir um equipamento completo novo a partir de R$30 mil.

Qual a diferença entre um parapente e um paramotor?

Enquanto em um parapente se requer uma certa altura para poder voar, com o paramotor se pode decolar praticamente de qualquer lugar plano. Com uma motorização compacta, leve e de fácil transporte, os pilotos aficionados por voar desbravam os céus não só do Brasil como do mundo todo em seus paramotores.

Qual distância ele voa?

O recorde de voo de um paramotor foi de 796,10km; docolou de Natal RN às 6:44hs e pousou na Praia do Atalaia – Luis Correia/PI às 17:29hs. O voo teve dez horas e quarenta e cinco minutos de duração.

O que é preciso para voar de paramotor?

Antes de tudo, é preciso fazer um curso com um instrutor credenciado tanto na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) como em uma escola credenciada à instituição. É muito importante também saber que para voar de paramotor, é preciso uma habilitação. Na parte teórica, são dadas aulas sobre meteorologia, aerologia, aerodinâmica e aspectos técnicos dos equipamentos. Na fase prática, o aluno vai aprender desde inflar a vela até decolar. Os primeiros voos são todos monitorados até a pessoa mostrar que tem habilidade e segurança suficiente para voar sozinha.

“Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá você desejará voltar” – Leonardo Da Vinci

A autonomia destas aeronaves aumentou muito; voos de 4 ou 5 horas transpondo enormes distâncias são vulgares para os pilotos mais experientes que já se desafiam em voos de recordes com 10 ou 12, 14 horas para recordes mundiais. O ultraleve paramotor pode até voar com o motor parado em correntes ascendentes e assim poupar combustível, alongando o seu raio de ação.

Quer fazer aulas e saber mais sobre o esporte?

Locais para você conhecer: Livre para Voar, Dinâmica do Ar e Prodelta Paramotores.

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