As teias invisíveis da família: uma imersão na psicogenealogia transgeracional – Por Eliana Tessitore

Emaranhados de histórias, legados silenciosos e repetições inconscientes.
A psicogenealogia transgeracional nos convida a uma fascinante jornada pelas teias invisíveis que conectam gerações de uma família.

Aponta como o passado entremeia o presente de maneiras sutis e profundas.

Raízes na História: Desvendando o legado familiar
A psicogenealogia, apoiada na árvore genealógica da pessoa, emerge como uma abordagem terapêutica que busca compreender a influência da história familiar em nossa vida. A ideia central é que eventos, traumas, crenças, falências, segredos e padrões não resolvidos nas gerações passadas podem ressoar nas gerações futuras, manifestando-se em sintomas, comportamentos e escolhas de vida.

Com base no sintoma trazido pela pessoa, a psicogenealogia rastreia a árvore genealógica para tecer os fios condutores de similaridades entre a pessoa e seus antepassados, através de datas que se repetem os traumas, datas semelhantes de nascimento, datas de casamentos e separações, concepção e morte, repetição de nomes, comportamentos, segredos não-ditos, profissão, dentre outros, até chegar onde tudo começou: a raiz do sintoma.

Desde a raiz do sintoma, uma ou mais pessoas da geração seguinte irão buscar reparar o que houve ou repetir os sintomas, passando para a geração seguinte. Por vezes, várias gerações vão reparando uma tragédia, por exemplo, através de suas profissões.

Salomon Sellan, médico e psicossomatista, conta, em seu livro “Síndrome do Jacente”, como as reparações de uma tragédia ocorrida na família de uma paciente, foram se dando através de gerações. Uma ancestral da paciente encontrou os próprios filhos dilacerados por um lobo, situação comum na França, no local e época em que ocorreu essa tragédia. Abaixo algumas reparações do trauma sentido pela ancestral, foram sendo feitas por familiares das gerações seguintes através das profissões.

Isso tudo acontecendo de modo inconsciente: profissões desenvolvidas por familiares encontrados na árvore genealógica da paciente em gerações posteriores à tragédia:

1. Açougueiro de cortes perfeitos: reparando a situação de dilaceração

2. Costureira: um avanço se pensarmos na reparação do que foi dilacerado

3. Cirurgião

4. Cirurgião

5. Naturopata: essa é uma ilustração bem simplificada com o intuito de que fique um pouco claro, como as ligações podem acontecer. Hoje, a naturopata exerce uma profissão que já não necessita intervir como os seus antecessores, mas continua cuidando e reconstituindo pessoas.

Pouco a pouco o drama familiar consequente à tragédia vai se restaurando e o Sistema Familiar vai evoluindo para uma ressignificação das suas necessidades e valores.

Uma vez encontrada a raiz do sintoma, o próprio conhecimento e entendimento do que passaram nossos antepassados e como isso pode estar atuando em nós, pode nos trazer uma razão e abertura para cuidarmos, através da Constelação Familiar, por exemplo. Assim, a psicogenealogia é um potente instrumento terapêutico para diagnóstico.

Aplicações na Atualidade: Desvendando o presente através do passado

Hoje, a psicogenealogia transgeracional é aplicada de diversas formas no campo da saúde mental e do desenvolvimento pessoal:

●Terapia Individual e Familiar: ajuda a identificar a origem de padrões repetitivos, traumas não elaborados e conflitos familiares, oferecendo insights para a resolução e a cura.

●Constelações Familiares: facilitam a visualização e a compreensão das dinâmicas familiares inconscientes, permitindo a liberação de emaranhados e a restauração do equilíbrio.

●Workshops e Grupos de Autoconhecimento: proporcionam ferramentas para a construção do genossociograma e a exploração das influências transgeracionais em um contexto grupal.

●Consultoria e Coaching: auxilia indivíduos e famílias a compreenderem seus legados familiares para tomarem decisões mais conscientes e alinhadas com seus próprios desejos.

●Estudos e Pesquisas: a psicogenealogia continua a ser explorada academicamente, buscando validar seus conceitos e refinar suas aplicações. Nossa vida não é um longo rio tranquilo. Nem solitário, porquê conosco estão nossos ancestrais.

Eliana Tessitore é Consteladora Familiar, Novas Constelações, Fisioterapeuta | RPG, Terapeuta Integrativa e Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Atende em SP e Granja Viana: @eliana.tessitore | Av. Cherubina Viana 406.
Granja Viana | Cotia | SP | (11) 96456-0777

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?