7 alimentos que aumentam a energia e disposição

Em ritmo acelerado o ano inteiro, é comum as pessoas se sentirem mais cansadas nesta época do ano, em especial devido as altas temperaturas. Segundo a nutricionista Fernanda Carvalho, da Rede de Hospitais São Camilo, a sensação de esgotamento físico e mental, em alguns casos, pode ser agravada por uma rotina alimentar irregular, o que gera irritabilidade, alterações na qualidade do sono e queda no bem-estar geral.

“Para ter um bom funcionamento, nosso corpo necessita de um equilíbrio nutricional, somado a bons hábitos como dormir bem, manter a hidratação adequada e praticar exercícios regularmente”, explica a profissional.

Ela alerta que, ao identificar esses sintomas, é fundamental procurar um especialista para investigar sua origem e eliminar os riscos de possíveis doenças.

De qualquer forma, Fernanda listou alguns dos principais alimentos que podem ajudar a aumentar a energia e a disposição no dia a dia. Confira!

Água

Fundamental para regular as funções do corpo, a água não está no topo da lista por acaso. “A água é o principal componente do sangue. Em quantidades certas, ela aumenta o transporte de nutrientes por todo o corpo, inclusive para o cérebro, ampliando a disposição no dia a dia”, destaca Fernanda.

A quantidade necessária pode variar de pessoa para pessoa, mas a média indicada é de aproximadamente 8 copos por dia. “A água de coco também é uma opção para quem tem dificuldade de ingerir apenas água.”

Castanha do Pará

As oleaginosas, em geral, são ótimas fontes de magnésio, um importante nutriente na conversão do açúcar em energia. Entre elas, a especialista destaca a castanha do Pará, que é rica em gorduras saudáveis, principalmente poli-insaturadas e monoinsaturadas, que fornecem energia para o corpo.

“Outra vantagem deste alimento é que ele é uma boa fonte de proteínas e potássio, isso favorece o ganho e recuperação dos músculos, reduzindo a sensação de cansaço físico”, completa.

Gengibre

Muito utilizado em chás, sucos e temperos, essa raiz originária da Ásia tem propriedades que melhoram a digestão e dão energia, sendo um importante ingrediente no combate à fadiga.

“O gengibre promove o aumento do transporte de oxigênio no organismo, atuando como um acelerador natural do metabolismo e, consequentemente, melhorando a disposição”, reforça a especialista. No entanto, deve ser consumido com moderação.

Açaí

Além de ser uma ótima opção para o verão, o açaí é rico em carboidratos, sendo considerado uma boa fonte de energia. A nutricionista do São Camilo reforça que o açaí também contém baixo índice glicêmico e é rico em vitaminas C, B1 e B2, bem como gorduras boas e minerais, ajudando na aceleração do metabolismo.

“Muito benéfica também para os atletas, a fruta repõe a energia gasta, ampliando a disposição para a prática de exercícios físicos”, frisa. A especialista ainda recomenda atenção ao escolher o produto no supermercado.

“O açaí, como comumente encontramos para comprar, conta com outros ingredientes na formulação e alguns possuem grande quantidade de açúcar. Deve-se atentar sempre para os três primeiros ingredientes da lista”, salienta ela.

Banana

Uma das frutas mais populares no Brasil, a banana é uma fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina. “Entre seus principais benefícios, a serotonina ajuda a regular o sono e melhora o humor, trazendo mais disposição”, explica a especialista.

Além disso, por ser rica em potássio, o consumo regular da fruta contribui para reduzir sintomas como fraqueza muscular, fadiga, apatia mental e cãibras.

Café

Amplamente conhecido como a bebida que nos mantém acordados, a cafeína estimula o sistema nervoso central e inibe a adenosina, neurotransmissor responsável pelo sono.

Consumido com moderação, o café estimula a adrenalina, o que aumenta o foco e a concentração. “Conforme o Ministério da Saúde, o consumo de café não deve ultrapassar, preferencialmente, três xícaras ao dia, sempre evitando a bebida após as 16h”, alerta Fernanda.

Chocolate

Ideal na versão amarga, o chocolate representa uma fonte de antioxidantes, além da cafeína, que ajuda a nos manter mais alertas e dispostos.

Segundo a nutricionista, o alimento contém teobromina, um estimulante natural que contribui para a melhora do humor e dá mais energia. “O chocolate também faz bem para o coração, melhorando suas funções e, consequentemente, reduzindo os sinais de cansaço.” No entanto, também deve ser consumido de forma moderada.

Por fim, a nutricionista reforça a importância de aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas e fibras, além de baixo teor de gordura e sódio. “Alimentos ricos em carboidratos (especialmente os produzidos com uso de farinha branca), manteiga, açúcar cristal, chocolates ao leite, como doces e panetones, se ingeridos em excesso, aumentam o nível glicêmico e dificultam a digestão provocando desconforto e indisposição.”

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?