10 PASSOS FÁCEIS E INFALÍVEIS PARA ALCANÇAR SEU BEM-ESTAR

Encontramos muitos textos, pesquisas e sugestões para alcançarmos o bem-estar e, aqui, vou te dar os 10 passos infalíveis e simples.Talvez você não tenha ainda percebido, mas seu bem-estar, verdadeiramente, se inicia no dia anterior.

Você é além do seu arcabouço músculo-esquelético, quer dizer que, tanto você quanto eu, somos seres integrais e integrados aos acontecimentos que nos afetam, à nossa ancestralidade, ao ambiente que vivemos. Assim, às vezes, os acontecimentos que vem vindo ou aqueles que nos pegam de surpresa impactam nosso corpo e, se não cuidamos do nosso bem-estar, tudo isso pode ir acumulando no nosso corpo e humor sem que ao menos percebamos.

Nos 40 anos de clínica enquanto fisioterapeuta, professora de dança e consteladora familiar, experimentei e estudei muitos modos para o bem estar de cada um e logo aqui abaixo reuni os 10 passos que eu faço diariamente e que ofereço a você para experimentar e desfrutar.

  • 1.     Seu bem estar se inicia no dia anterior: 20 minutos antes de deitar-se, prepare seu quarto; deixe-o arejado, com a temperatura confortável, coloque 1 gotinha de óleo essencial de lavanda na pontinha do travesseiro que fica em contato com o lençol debaixo. Pode inalar um pouco ou espargir no quarto.
  • 2.     Enquanto faz o passo 1, vá aquietando sua mente: não julgue o seu dia; observe o que está fazendo agora; observe suas sensações corporais, sua respiração, seus movimentos.
  • 3.      Caso goste, ouça sua música preferida e, se quiser experimentar, Mozart pode te inspirar.
  • 4.      Escalda pés em baixo do chuveiro faz milagres: adaptação da medicina japonesa (coloque um tapetinho antiderrapante embaixo de uma bacia que caiba seus pés), na bacia uma gotinha de óleo essencial de eucalipto ou chá de camomila; tome seu banho normalmente enquanto fica com os pés dentro da bacia, já mentalizando o dia que se foi; desapegue, sem julgamentos; o que não terminou ficará para o dia seguinte e agradeça pelo dia, pelo banho e por tudo que quiser.
  • 5.      Ao ir para cama, tomar uma pequenina xícara de chá (sem cafeína) de camomila ou erva cidreira, por exemplo. Caso você seja uma pessoa que pensa muito, se puder, adoce com uma colherinha de mel (repõe a glicose cerebral e você dorme toda noite).
  • 6.      Não leve computador ou telefone para cama: aceleram sua mente e você perde o relaxamento que conseguiu.
  • 7.      Se gosta de ler, somente leituras relaxantes e nada que se relacione ao seu trabalho.
  • 8.      Ao deitar,  espreguice-se: conforme atravessamos o nosso dia, alguns músculos se encurtam, outros nem usamos e nossa respiração pode se encurtar; ao espreguiçar você “limpa”tudo isso.
  • 9.     Se puder, diminua bem a luz e ainda na posição sentada, respire lenta e longamente pelo abdômen (coloque as mãos nele): 4 tempos inspira, 2 tempos segure o ar, 4 tempos expira, 2 tempos segura. Faça 3 vezes em seguida essa série (você já está iniciando um exercício de meditação).
  • 10.  Agradeça: por respirar, por esse momento, por cuidar de si mesmo, pelo seu quarto, pela sua cama…

Eliana Tessitore: Fisioterapeuta RPG Souchard (3650|f), Mestre em Enfermagem Psiquiátrica EEUSP HCFMUSP IPq, Terapeuta Integrativa, Consteladora Familiar.
Atendimentos: 96456-0777

@eliana.tessitore

@eliana.tessi

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?