Ômicron: TUDO que sabemos até agora sobre a mais nova variante da COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou e classificou a B.1.1.529 como “variante de preocupação” da COVID-19, e lhe deu o nome “ômicron” (a décima quinta letra do alfabeto grego). Com essa classificação, a nova variante fica no mesmo grupo de versões do coronavírus que causaram forte impacto no avanço da pandemia: alfa, beta, gama e delta.

A ômicron gera preocupação pois tem 50 mutações – mais de 30 na proteína “spike” (a “porta de entrada” do vírus nas células, que é o alvo da maioria das vacinas contra COVID).

Até agora, evidências indicam que a ômicron pode facilitar a reinfecção de casos, mas ainda não há registro de mortes ligadas à cepa. Já existe pelo menos um caso da variante registrado em todos os continentes do mundo – duas pessoas já testaram positivo para a nova cepa no Brasil nessa última semana.

Ainda não se sabe se a ômicron é mais transmissível que outras variantes ou se apresenta resistência às vacinas já existentes.

Ômicron

A variante B.1.1.529, ômicron, foi reportada à OMS em 24 de novembro deste ano pela África do Sul. Segundo a Organização, a variante em um “grande número de mutações” – algumas muito preocupantes. O primeiro caso confirmado da ômicron veio de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021.

Na terça-feira (30), a Holanda afirmou que a variante já estava presente no país desde 19 de novembro – uma semana antes do que se acredita e antes da OMS classificá-la como variante de preocupação.

No Brasil, o Instituto Adolfo Lutz confirmou dois casos positivos para ômicron no país. O sequenciamento genético apontou essa versão do coronavírus nos testes de dois passageiros vindos da África do Sul, feito pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?