COVID-19: Prefeitura de SP vai exigir comprovante de vacinação para entrada em comércios e eventos

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou hoje (23) que a população terá de usar um “passaporte da vacina” para entrar em eventos, shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos da cidade. O documento será emitido através de um aplicativo oficial.

“O conceito principal é que os estabelecimentos só vão poder aceitar pessoas que estejam com vacina [contra COVID-19]. Esse é o passaporte. Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina e isso for observado pela Vigilância Sanitária, ele sofrerá multa. Então vamos oferecer um mecanismo para que esses locais identifiquem quem tem vacina. Vamos fornecer o sistema para que ele baixe na plataforma e-Saúde e faça a leitura do QR Code”, afirmou o prefeito em coletiva de imprensa.

O aplicativo deve ser lançado até sexta-feira (27), e os cidadãos precisarão baixá-lo, efetuar o cadastro e emitir um QR Code. A leitura desse código permite que os estabelecimentos saibam se a pessoa está devidamente imunizada contra o vírus – caso alguma dose esteja atrasada, essa pessoa deverá ser barrada.

Nunes disse também que o aplicativo será útil para as pessoas também, já que poderão consultar seus próprios calendários de vacinação e se informar sobre a data da segunda dose.

“É um serviço importante porque às vezes a pessoa recebe a carteirinha de vacinação e esquece. Muitos não tomaram a segunda dose – hoje são 211 mil na cidade de São Paulo por conta de esquecimento. Então pelo aplicativo no celular ela vai fazer a leitura e identificar a data da vacinação. Mas o objetivo principal é mesmo o passaporte para adentrar os locais autorizados pela Vigilância Sanitária, como eventos”, informou o prefeito.

Depois de mais de um ano e meio, a quarentena contra o coronavírus foi oficialmente encerrada no estado de São Paulo na semana passada, pelo governador João Doria (PSDB), ainda que a maioria da população não esteja totalmente imunizada com as duas doses da vacina contra COVID-19.

Restaurantes, bares, cinemas e academias já não têm restrição de horário ou limite de público para operar. As únicas exceções permanecem sendo os shows, que só podem acontecer com o público sentado, e eventos esportivos com público, que continuam proibidos. O uso de máscara segue obrigatório em todo o estado.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?