Cotia chega a 70% das crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose da vacina anticovid

Foto: Alexandre Rezende

Em Cotia, 70% das crianças com idade entre 5 e 11 anos já receberam a 1ª dose da vacina contra a COVID-19. O resultado, segundo a Secretaria de Saúde, é um sucesso, considerando que todas as crianças desta faixa etária começaram a ser vacinadas em 29 de janeiro. A campanha, no entanto, começou a atender crianças do grupo prioritário no dia 17 de janeiro. Entre os adolescentes, de 12 a 17 anos, o percentual de cobertura com a 1ª dose é de 92%, enquanto que 73% concluíram o esquema vacinal com as duas doses do imunizante.

“Assim que o Plano Nacional de Imunização determinou o início da vacinação das crianças, Cotia iniciou este atendimento com o recebimento das doses. Felizmente, o processo caminhou relativamente rápido e, poucos dias depois de iniciarmos a vacinação do grupo prioritário, já foram enviadas doses para a vacinação de todas as crianças com idade de 5 a 11 anos”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde de Cotia. “Este resultado mostra o comprometimento da população com o combate à pandemia. Só vamos vencer se todos, ou pelo menos a maioria, aderirem às orientações das autoridades em saúde”, completou.

A campanha de vacinação contra a COVID-19 acontece em todas as UBS’s de Cotia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. As crianças devem estar acompanhadas por um responsável e é preciso apresentar documento oficial, caderneta de vacinação, comprovante de endereço e CPF ou Cartão do SUS. Caso a criança não tenha, será obrigatório apresentar a Certidão de Nascimento.

Esquema vacinal completo só com duas doses

Os responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos devem ficar atentos à data anotada no cartão de vacina para não perder a segunda dose contra a COVID-19. Como acontece com adolescentes e adultos, as crianças também só concluem o esquema vacinal quando recebem as duas doses do imunizante. Para receber a 2ª dose, basta comparecer à UBS com o cartão de vacina da 1ª e documento.

O intervalo da vacina do Instituto Butantan (Coronavac) é de 28 dias entre as doses. Já o intervalo entre a 1ª e a 2ª dose do imunizante da Pfizer é de oito semanas para as crianças.

Entre os adolescentes (12 a 17 anos) o intervalo entre as doses da Pfizer é de 21 dias; já a 2ª dose da Coronavac deve ser aplicada em um intervalo de 28 dias para esta faixa etária.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?