Morando sozinho? Confira o guia prático com TUDO que você precisa para a mudança

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja o início da vida adulta, uma separação ou simplesmente por amar viver com a própria companhia, morar sozinho requer facilidades diárias que ajudem a deixar a rotina mais leve e dinâmica. Montamos aqui um guia com as prioridades para quem está de mudança.

Feliz nova vida!

Para mobiliar a casa ou o apartamento

O primeiro passo é elencar prioridades, até mesmo porque nem sempre se tem a grana toda ali, disponível para mobiliar todos os ambientes de uma só vez.

Na cozinha e área de serviço, por exemplo, eletrodomésticos como geladeira, fogão e máquina de lavar são fundamentais.

Dica 1 da Revista TUDO…

Decore em sua totalidade um ambiente por vez. Assim, evite gastos desnecessários comprando peças aleatoriamente sem necessidade.

Morar sozinho, geralmente, significa morar em espaços menores. A integração dos ambientes é uma maneira de acrescentar mais amplitude para os cômodos e, com isso, surge a necessidade de trabalhar com cômodos multifuncionais, como uma cozinha integrada com a sala de estar.

Dica 2 da Revista TUDO…

Quem gosta de cozinhar precisa de uma cozinha prática e funcional. O ambiente que mais reflete a sua personalidade é o que deve ganhar mais atenção.

Começando a comprar

Comece com o básico: cama, mesa e cadeiras, panelas, pratos e copos – sim, no plural. É sempre bom ter de 5 a 6 peças de cada um dos seus itens de cozinha, seja para receber os amigos ou para ter de reserva caso algum quebre.

Para comprar primeiroPara comprar depois
ColchãoSofá
MesaTapetes
PanelasArmários
Pratos e coposTalheres específicos
IluminaçãoArte

Hora da limpeza

Aprenda a faxinar. Quando você mora sozinho é importante se organizar para deixar seu cantinho arrumado e limpo. Mas uma ajuda de uma faxineira pode desestabilizar o orçamento. Faça a manutenção semanal e, se achar necessário, combine com uma faxineira uma vez por mês. Assim ela te ajuda no trabalho pesado e você garante um apartamento ou casa sempre arrumado.

Reutilize…

É bem provável que sua avó, seus pais ou aquele tio próximo tenha algo que te interesse: copos, talheres, toalhas ou até uma cama. Claro que é importante ter certeza que, para eles, os itens não são mais úteis e que para você são.

Panelas são necessárias!

É importante contar com ao menos duas caçarolas em sua cozinha. A maior, de 22 centímetros de diâmetro, é perfeita para ensopados e para preparação de pratos para toda a família (quatro pessoas ou mais). A de 20 centímetros de diâmetro serve para cozinhar arroz, risotos, molhos para macarrão e lasanha, além de guarnições. Adora cozinhar uma boa massa para toda a família? Avalie se não vale também contar com uma espagueteira.

Cozinha, panelas e afins

O que pode ser essencial na cozinha: fogão, geladeira, microondas, pratos e talheres, copos, panos de prato e os famosos “tupperware”.

Tenha na sua casa no mínimo duas panelas com cabo comprido, de 16 e 18 centímetros de diâmetro. Elas podem ser utilizadas para preparar os mesmo pratos das caçarolas maiores, só que em menor quantidade (para servir de uma a três pessoas).

Fervedor

Outro item importante para quem cozinha todos os dias é o fervedor – como o nome já diz, serve para ferver. Ele é ideal para fervuras de até 1 litro, como leite e água para chá e café.

Panela de pressão

Para feijão, carnes ensopadas e outros alimentos de cozimento lento, é essencial ter ainda uma panela de pressão. Nela, você cozinha tudo o que precisa de muito tempo para ficar pronto, já que na pressão o processo é acelerado.

Frigideiras

Quem ama cozinhar deve ter na cozinha ao menos duas frigideiras. Uma delas, conhecida como a “do chef”, costuma ser maior (20 cm de diâmetro ou mais) e serve para saltear alimentos, grelhar carnes, peixe e frango, além de fritar batatas, milanesas e fazer uma deliciosa farofa. Já a frigideira de 16 centímetros costuma ser usada para preparar pratos mais práticos e rápidos, como ovos mexidos e fritos e omeletes.

No quarto

O primeiro item que não pode faltar na sua lista é uma cama com um colchão confortável, seja ela nos modelos mais tradicionais ou box (se já vier com um baú, melhor ainda).

Para completar essa parte prioritária, é preciso escolher também o seu travesseiro e os jogos de lençol, fronha e edredom, começando com pelo menos dois de cada para ter a opção de revezar enquanto o outro está lavando.

Enviar suas roupas para a lavanderia pode ser um gasto a mais no orçamento; portanto, ter uma boa lava e seca torna o dia a dia muito mais prático, já que ela elimina a necessidade de pendurar todas as suas peças após cada lavagem, ocupa um espaço menor na lavanderia ou qualquer outro cantinho escolhido da casa (como cozinha ou banheiro, por exemplo) e ajuda a manter tudo organizado. Versões mais tecnológicas também permitem controle à distância pelo celular, uma grande ajuda com a rotina corrida. Para quem vai morar sozinho é possível pensar nos modelos mais compactos, com até 8 ou 10 kg.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts