CASACOR SP 2021: 56 ambientes exclusivos em um endereço inédito

Após longa temporada de 14 anos no Jockey Club, a maior e mais reconhecida mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo das Américas acontece no mais novo espaço de eventos multiuso da América Latina, anexo ao Arena Allianz Parque, o Parque Mirante, sob o tema a “Casa Original”, e a equipe da REVISTA TUDO marcou presença.

Destacamos alguns profissionais que se reinventaram ao longo desse último ano, e apresentam o que há de novo e conceitual. Confira com a gente:

Brunete Fraccaroli – “Simplesmente Dourado”

A cozinha de Brunete Fraccaroli também tem o branco como tom predominante nos armários

A arquiteta inova mais uma vez e leva o dourado para o “novo normal”, ressignificando com simplicidade e associando as ideias de sabedoria, compreensão e iluminação espiritual. Aliado à pureza do branco, o dourado é apresentado de forma leve e elegante, com um ‘q’ a mais de refinamento e exuberância nos 75m² do estúdio projetado com cozinha, living e suíte integrados, em uma tradução ao tema conceito da mostra “Casa Original”. Tocada pelas novas necessidades e desejos impostos pela pandemia, Brunete investiu em cores conceituais para repensar a essência, o modo de viver e se relacionar.

Renata Florenzano

Sofisticação e conforto são características que definem o Sala Terra Brasil, assinado pela designer de interiores Renata Florenzano. A sala de jantar, com 35m², convida o visitante a sentir o acolhimento do espaço pontuado pela madeira certificada de Cumaru, da Duratex, presente no piso, parede e forro.

“Uma Janela para o amanhã”

Inspirado pela cor, ou o conjunto delas, tão bem representado pela Coral, seus impactos, tendências e referências, o arquiteto Fernando Brandão soltou sua criatividade e embarcou no propósito singular para o espaço intitulado “Uma Janela para o amanhã”, abordando as infinitas possibilidades de ser e de estar na busca do acolhimento. O projeto gira em torno de uma paleta com 170 cores, em placas posicionadas de maneiras distintas, em uma área livre de 200m², com vista privilegiada para a Casa das Caldeiras.

Trabalho social na CasaCor

170 cores para preencher os olhares de quem passa

Além de resgatar os aspectos da humanidade e conectividade, o arquiteto e a Coral irão agregar, de maneira sustentável e solidária, o reaproveitamento de todos os itens do espaço, que serão redesenhados e ganharão novas funcionalidades, como brinquedos que serão doados para a Escola Estadual Nair Olegário Cajueiro, no Jardim Boa Esperança, Distrito Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo.

Ambiente sensorial

Ambiente sensorial e repleto de ressignificados assinado por Ana Weege

Ana Weege apresenta um ambiente sensorial, pontuado com espaços conectados que proporcionam funcionalidade, bem- estar, contato com a natureza e momentos de deleite, ideal para o público exigente que circula na exposição em busca de novas ideias no mundo do décor. “ Projetei um ambiente que ressignifica as nossas relações com o meio ambiente e a casa, composto por elementos naturais como água, terra e pedras minerais, que abrigam e trazem a sensação de pertencimento”, explica a profissional.

Matheus Lima – “Sans Tache”

Uma vida perfeita e sem problemas é o que sugere Matheus Lima

É o profissional mais jovem do elenco CasaCor e estreia com ambiente dramático e intimista. Discutir a obsessão por uma vida perfeita e sem problemas é a proposta do designer de interiores Matheus Lima, em sua estreia na CASACOR São Paulo. A inspiração veio de uma série de obras do artista Gabriel Wickbold e o espaço de 39m² ganhou o nome de Sans Tache, expressão francesa para ‘Sem Manchas’. A sala íntima tem como um dos pontos altos, uma obra de Wickbold em uma de suas paredes principais, uma crítica à vontade de apagar as cicatrizes adquiridas ao longo da vida.

Loja Mels Brushes

A arquiteta Larissa Abreu, moradora da Granja Viana, estreia na Casacor SP com o espaço intitulado “Loja essencial”, ambiente projetado para Mels Brushes, que traz uma proposta que alia ancestralidade, simplicidade e equilíbrio, pilares do conceito. Com um layout fluido, o ambiente comercial de 55m² imprime uma decoração moderna e atemporal, que valoriza as criações da marca, que trabalha com aromas e acessórios para casa, e traz conforto ao cliente. A fachada vazada com ripa de MDF certifi cada conduz à entrada, que surpreende com tanta beleza e criatividade. Começando com o pé direito vantajoso permite uma imponência ao ambiente, do qual foi tirado partido para inserir uma prateleira superior com vasos brancos, tipicamente brasileiros, contendo plantas preservadas.

Tons claros

Um grande destaque desta edição é a aposta em tons claros, que convence logo quem chega. O forte resgate do trabalho artesanal surpreende, ao mesmo tempo que a arte aparece como parte da rotina, para ser mais vivida do que contemplada à distância.

Brasilidade

A arte popular brasileira ganha expressividade a cada edição da CasaCor. Misturar peças artesanais às linhas do design se tornou um trunfo em muitos ambientes. A explicação é que o feito à mão tem história, vida e dá força sustentável ao país. Além disso, remete diretamente à casa original, desviando dos caminhos industriais.

Sabrina Gnipper – “Banheiro Toré”

Ousadia e criatividade no banheiro de Sabrina Gnipper

Faz sua estreia na mostra assinando o espaço “Banheiro Toré” com um conceito ousado, criativo e acolhedor de 14m², localizado no 6º andar da CASACOR São Paulo, voltado para a proposta de resgatar as origens familiares, as ancestralidades, através de tendências e experiências que surgiram trazendo novas reflexões sobre o morar contemporâneo.  “Com o passar do tempo, o ser humano foi se desconectando de suas raízes, vivendo em um ritmo cada vez mais acelerado, de forma cada vez mais egoísta, desrespeitando a natureza e a si mesmo. Agora, o Homem está doente e a Mãe Terra pede socorro” é com essa reflexão que a profissional define o projeto.

Sustentabilidade em alta

Guto Requena e seu espaço sustentável

O Projeto de Guto Requena tem como foco a questão de como construir novos edifícios, como fazer uma nova arquitetura que seja sustentável. E aí veio o interesse em pesquisar a madeira engenheirada”, conta o arquiteto. Segundo ele, trata-se de uma madeira de reflorestamento cuja tecnologia permite que ela seja cortada por um braço robótico. Assim, o projeto ganha formas interessantes, sem desperdício de materiais ou excesso de resíduos. Afinal, diz ele, a construção civil como uma das principais responsáveis pelas emissões de CO2 na atmosfera.

Estreante

Com lançamento inédito na CASACOR 2021, o fotógrafo Felipe Cerchiari e a artista plástica Manuela Wakswaser apresentam seu mais novo projeto: “Entre Olhares”. A obra estará exposta no ambiente Å LEVE, do arquiteto Gustavo Martins, que traz uma imersão a Arquitetura Escandinava, estilo que busca a contraposta à escuridão do inverno por meio de tons claros e texturas suaves que oferecem aconchego. A casa Å LEVE traz em seu nome o conceito primordial do projeto, que traduzido do Norueguês significa: CASA VIVER.

Multifuncionalidade

 Multifuncionalidade: trabalho e entretenimento no mesmo espaço traduz o projeto de Andrezza Alencar

O espaço de Andrezza Alencar –  de 55m² – prioriza a multifuncionalidade. Ambientes integrados e com diferentes usos trazem um living com home office, espaço de leitura, adega e sala de jantar. “Priorizei esses ambientes no meu projeto porque eles remetem exatamente ao conceito da multifuncionalidade dos dias de hoje. O lar atualmente é usado como home office, ao mesmo tempo que proporciona os momentos de relaxamento e entretenimento, com o living e adega, os momentos em família, como a sala de jantar e para os estudos, como no nosso canto de leitura”, explica Andrezza Alencar em sua estreia na mostra.

Aviação e Design

Resíduos da indústria fabril no espaço de Arthur Guimarães

A autoria de mobiliário também chama a atenção. No espaço de Arthur Guimarães, por exemplo, desde os talheres na mesa até o tapete produzido de forma sustentável, usando resíduos da indústria fabril, são assinados pelo arquiteto. A inspiração para a criação do ambiente Lounge Comandante Rolim Amaro foram suas paixões: aviação e design. Por isso mesmo, em contraste aos tons mais sombrios do espaço, haverá uma projeção, em tempo real, do céu de São Paulo.

Serviço

CASACOR SP
Local: Parque Mirante – Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque;
Ingresso: R$ 80 (inteira), de terça a quinta; R$ 100 nos fins de semana e feriados

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?