Programação especial marca o Dia de Conscientização do Autismo em Cotia

Dois dias especiais marcam a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril) na cidade de Cotia. Trata-se do ‘Fim de Semana Azul‘ que será realizado pela Prefeitura de Cotia em parceria com o Shopping Granja Vianna.

Uma programação especial foi toda pensada e preparada com atividades para a inclusão, bem-estar e conforto das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que participarem dos eventos marcados para os dias 02 e 03 de abril – programação completa abaixo.

Haverá uma Sessão Azul de Cinema gratuita com o filme Tarsilinha, no dia 03, às 11h. As pessoas com TEA terão direito a um acompanhante. A sessão é exclusiva para cadastrados na Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O Fundo Social (FS) já iniciou o contato para a retirada das pulseiras na sede do FS.

“Tudo está sendo feito com muito carinho, com um olhar de inclusão de verdade. Agradecemos a parceria do Shopping Granja Vianna que teve a sensibilidade de apoiar esta iniciativa tão importante”, diz Ângela Maluf, vice-prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher. “[o shopping] Uma instituição que se mostra preocupada e engajada com a questão da inclusão. Queremos fortalecer esta parceria ainda mais”, completou.

Para a programação se viabilizar, diversas secretarias se mobilizaram: Desenvolvimento Social, Saúde (saúde mental) e Indústria, Comércio e Empreendedorismo. “A pedido do prefeito Rogério Franco temos trabalhado muito para atender de forma humanizada e realmente inclusiva as pessoas em todas as suas particularidades. O autista está entre as prioridades e estamos avançando um pouco a cada dia no atendimento deste público, seja com a CIPTEA, com as capacitações, com iniciativas como o Acolher e, agora, com esta programação especial”, disse Mara Franco, titular do Desenvolvimento Social.

Para a realização do Fim de Semana Azul houve uma capacitação sobre o autismo para os colaboradores do Shopping Granja Vianna e para comerciantes de Cotia, nos dias 25 e 26 do mês passado. O treinamento foi ministrado pela especialista em neurodesenvolvimento e professora da Universidade Mackenzie, Nádia Giaretta.

Programação – Fim de Semana Azul

Dia 02 de abril, sábado
Das 11h às 13h: Hora do Silêncio – o shopping estará em completo silêncio para conforto dos autistas e suas famílias;
Às 14h: Som na Praça – Minuto de Silêncio + Menção dos Artistas da Praça pela causa Autista
Das 15h às 15h30: Sessão de fotos com a Turma da Mônica

Dia 03 de abril, domingo
11h: Sessão Azul de Cinema – Filme: Tarsilinha
Exclusiva para cadastrados na CIPTEA

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?