Documentários do projeto Lente Social são lançados em fevereiro

Projeto é da M.AG Filmes e mostrará a história e o impacto de três organizações sociais da Região

O projeto Lente Social, idealizado pela produtora audiovisual M.AG Filmes, lançará três documentários em duas sessões no dia 8 de fevereiro de 2025, às 10h30 e às 15h, no CEU das Artes 1° de Maio, em Osasco. A classificação é livre, o acesso é gratuito e as sessões contarão com tradutores de libras.

Os filmes apresentam as histórias e os impactos de três organizações sociais da Região, pertencentes ao Movimento Juntos Vamos Mais Longe: Instituto Âncora, Instituto ComViver e Instituto Arte na Lata.

Um dos principais destaques do projeto foi a participação, na produção, de universitários de Cinema e Audiovisual em situação de vulnerabilidade social e financeira. Para isso acontecer, a produtora firmou parceria com o Instituto Repartir, que tem como objetivo proporcionar a inclusão produtiva de jovens universitários de baixa renda, oferecendo trabalho, renda e aprendizado.

O Lente Social tem como missão estimular o empreendedorismo consciente e a competitividade da indústria criativa oferecendo ao mercado produtos audiovisuais de impacto social. Para tanto, contou com quatro estudantes nas funções de assistentes de produção, de produção executiva e de câmera, além de fotografia de making of. O objetivo é que pudessem ter repertório e portfólio para inserção no mercado de trabalho.

As gravações tiveram início em junho de 2024 e foram finalizadas em setembro do mesmo ano. Para Claudia Barreto, uma das coordenadoras do Baú de Histórias do Instituto ComViver, o documentário, além de dar mais visibilidade ao trabalho e às pessoas impactadas por ele, deve contribuir para a captação de novos apoios para a ampliação do projeto. “Que o Baú de Histórias, com este documentário, também possa ser inspiração a outros projetos, porque nossa missão de garantir o direito de acesso
ao livro, à leitura e à literatura é uma missão de toda a sociedade, das escolas, das famílias, das bibliotecas”, conta Claudia.

Marise Uemura, diretora do Instituto Âncora, diz que o filme contribuirá para divulgar o novo posicionamento da instituição, apresentando a organização e um dos projetos do pilar “Acolhimento e Despertar Socioemocional”.

Jotta Ribeiro, por sua vez, fundador do Instituto Arte na Lata, acredita que o documentário ajudará a alcançar mais pessoas, mostrando à sociedade um projeto que une a musicalização à conscientização para os cuidados com o Meio Ambiente e o planeta Terra.

A fundadora da M.AG Filmes, Magda Rimolo, reforça que o Lente Social é um projeto que fomenta um modelo de negócio no setor audiovisual mais inclusivo e capaz de despertar a consciência crítica nas pessoas. “Ele dá visibilidade a projetos sociais transformadores e tão necessários para a nossa sociedade, e ao mesmo tempo capacita jovens em risco social e financeiro proporcionando renda e aprendizado prático no processo de produção dos filmes.”

Os ingressos para assistir aos filmes são gratuitos e limitados e podem ser reservados pelo endereço: www.lentesocial.com.br/lancamento

Sobre os filmes

Baú de histórias

A imaginação pode levar a locais nunca sonhados. E os livros têm o poder de conduzir essa jornada. Por meio do incentivo à leitura, o Instituto ComViver atua na transformação sociocultural de crianças na comunidade do Parque Miguel Mirizola, em Cotia. O projeto estimula, desde a infância, a criatividade, o pensamento crítico, e contribui para a formação de cidadãos conscientes.

Classificação: Livre
Tempo: 20 minutos

Combate ao bullying

O bullying acaba com a autoestima e pode matar. Agredir e ofender não são brincadeiras. Para quem sofre bullying, os traumas são para o resto da vida. Dar nome correto a atitudes negativas, praticar a coletividade, saber respeitar a individualidade e as diferenças são as ações que o projeto de Prevenção e Combate ao Bullying do Instituto Âncora faz em escolas municipais de Cotia. A instituição, que por anos foi referência na educação transformadora, agora desperta na comunidade escolar a atenção para um tema tão importante e urgente, capacitando e acolhendo estudantes e professores.

Classificação: Livre
Tempo: 20 minutos

Arte na Lata

A música por si só é potente. Quando somada a causas de impacto social, ela transforma realidades. O Instituto Arte na Lata tem a missão de conscientizar jovens em situação de vulnerabilidade social e financeira sobre questões ambientais e sociais. Para isso, usa a música – e seus instrumentos musicais produzidos com sucata – como ferramenta de educação, fortalecimento da autoestima e crescimento individual dos jovens.

Classificação: Livre
Tempo: 20 minutos

O Lente Social é a realização do projeto Empreendedorismo Social no Audiovisual contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo 14/2023 do Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para mais informações sobre o Lente Social, acesse o site em www.lentesocial.com.br ou pelo Instagram em @projeto_lentesocial.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?