Biblioteca de São Paulo promove encontro em homenagem a Ziraldo

Programa Segundas Intenções terá edição especial para relembrar autor de O Menino Maluquinho

No dia 8 de junho (sábado), das 15h às 17h, a Biblioteca de São Paulo será palco do programa “Segundas Intenções Especial”, em homenagem ao renomado escritor e desenhista brasileiro Ziraldo (1932-2024). O evento trará um bate-papo enriquecedor com os convidados Lorena Kaz, Luiz Carlos Fernandes e Attílio, sob mediação do jornalista Marcelo Alencar. Esta celebração é uma forma de reconhecer e honrar a vasta contribuição de Ziraldo à literatura e à arte brasileira, proporcionando ao público participante uma oportunidade única de conhecer mais sobre sua vida e obra através das perspectivas dos participantes.

Sobre os convidados:

Lorena Kaz é escritora e ilustradora carioca, formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio. Já viveu em vários países, foi designer de joias, artesã, pintora e designer gráfica. Começou a ilustrar livros infantis em 2013 e a escrever suas próprias obras em 2015, entre eles Meio inteiro (Sesi-SP) e Minha casa (Cia. das Letrinhas). Seu primeiro livro de quadrinhos, Morrer de amor e continuar vivendo (Ed. Instante), foi indicado ao prêmio Jabuti em 2018.

Attílio é ilustrador, paulistano e são-paulino. Desenha, pinta e escreve. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, trabalha com publicações do mercado gráfico e editorial desde 1980. Ilustrou mais de 70 livros e inúmeras peças publicitárias, fez várias publicações institucionais de uma série de empresas e colaborou para diversas revistas de banca. A revista Veja São Paulo publicou durante 26 anos suas ilustrações e cartuns na seção de crônicas. 

Luiz Carlos Fernandes, nascido em Avaré/SP em 1959. É ilustrador, caricaturista, quadrinista, cartunista e escultor. Trabalha no jornal diário há 42 anos. Ganhou mais de 80 prêmios de artes gráficas no Brasil e no exterior. Os destaques incluem o World Press Cartoon e o PortoCartoon World Festival em Portugal, o Grande Prêmio no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, os troféus HQMIX de “Melhor ilustração infantil” com a coleção Castelo Rá-Tim-Bum (1997) e “Melhor caricaturista nacional” (2009)

Marcelo Alencar é mineiro de Jacutinga e jornalista. Colaborou com o Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, editou gibis pela Abril Jovem por quase 10 anos, apresenta o programa Sábados da Memória das Artes Gráficas, faz parte da comissão organizadora do Troféu HQMIX e edita quadrinhos Disney e da franquia Star Wars para a Panini. 

Sobre o programa

O Segundas Intenções é um programa mensal da biblioteca que convida escritores, ilustradores, quadrinistas e demais figuras do universo literário para uma conversa instigante  sobre carreira, processos criativos, peculiaridades da profissão e detalhes sobre obras já publicadas ou que ainda estão por vir. O bate-papo acontece no auditório da Biblioteca de São Paulo. 

Serviço:

SEGUNDAS INTENÇÕES ESPECIAL – Biblioteca de São Paulo  

Sábado, 8 de junho, das 15h às 17h 

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo, SP

Atividade presencial.

A participação no Segundas Intenções é gratuita e oferece certificado de participação aos presentes.*    

*O certificado é válido para contabilização de horas complementares para estudantes de graduação.

Sobre a Biblioteca de São Paulo

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 3 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público – crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A BSP é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?