Esta quinta (22) foi dia de treino de pódio em Tokyo! Simone Biles, a estrela da ginástica olímpica norte-americana, chamou todas as atenções. Quem também participou foram as brasileiras Rebeca Andrade e Flavia Saraiva, que passaram pelos aparelhos com destaque para a música Baile de Favela – destaque nas últimas Olimpíadas.
No treino de pódio, os atletas têm a oportunidade de se adaptar ao local e dar aos juízes uma primeira amostra do grau de dificuldade de suas séries. A origem do termo “treino de pódio” remete à plataforma, em inglês também chamada de podium, sobre a qual os aparelhos são montados. Não tem muito a ver com o pódio onde os atletas recebem a medalha.
Simone Biles mostrou a que veio! Em seu último salto durante o treino, cravou o Yurchenko Double Pike, um movimento nunca antes feito em competição oficial por uma ginasta mulher. Aumentou, então, a possibilidade de repetir o feito durante os Jogos. A técnica Aimee Boorman, integrante da comissão, evitou confirmar a intenção:
“Ninguém esperava que ela fizesse isso no treino. Então, não sei se vai repetir na competição”, disse a treinadora após o treino aos jornalistas.
A equipe brasileira feminina de ginástica veio para Tóquio com apenas duas atletas. Flavia Saraiva, classificada pelos resultados no Campeonato Mundial de 2019, e Rebeca Andrade, graças ao título no Campeonato Pan-Americano, em junho, no Rio de Janeiro. Ambas realizaram ótimos treinos também!
A primeira competição da ginástica olímpica acontece no próximo domingo, às 3h10 (horário de Brasília).