A seleção brasileira estreou nas Olimpíadas ontem (21), às 5h da manhã (horário de Brasília) no futebol feminino com goleada: 5 a 0 contra a China, com dois gols da veterana Marta, um de Debinha, outro de Andressa Alves e Bia Zaneratto. O jogo foi no Estádio Miyagi, válido pela primeira rodada do Grupo F.
Com esses dois gols, Marta entra em disputa acirrada com Christine Sinclair pelo posto de segunda maior artilheira da história do futebol feminino nas Olimpíadas – as duas somam 12 gols, dois a menos que a brasileira Cristiane, que não está na disputa.
O Jogo
Marta abriu o placar da partida aos 8 minutos do primeiro tempo, concluindo a jogada iniciada com uma tomada de bola de Bia Zaneratto, que cruzou para Debinha cabecear no travessão. Depois de uma briga pelo rebote da bola, que contou com pênalti da equipe chinesa, a dona da camisa 10 finalizou a primeira. O segundo gol do Brasil veio 13 minutos depois: Bia Zaneratto recebeu pela direita e chutou no canto esquerdo. Peng Shimeng, goleira do time adversário, espalmou para frente e Debinha aproveitou a oportunidade para marcar.
O terceiro gol veio aos 28 minutos do segundo tempo pela estrela Marta, que bateu no canto da rede para aumentar o placar da equipe. Andressa Alves marcou o quarto em cobrança de pênalti que ela mesma sofreu aos 36 minutos. Debinha roubou a bola no ataque e fez um cruzamento na medida para a finalização de pé esquerdo.
O próximo jogo é sábado (24), às 08h, contra a Holanda – uma das favoritas nos Jogos deste ano. A China enfrenta Zâmbia no mesmo dia, três horas mais cedo.