Há algum tempo a tapeçaria está ocupando não só os pisos, mas também as superfícies verticais, como paredes e cabeceiras. Esta solução ganha espaço nos mais variados estilos de projeto. É uma alternativa para quem não quer gastar fábulas com uma boa obra de arte, mas gostaria de quebrar a monotonia na decoração.
Na Idade Média, a tapeçaria narrava cenas históricas ou bíblicas. Na nossa casa pode contar um pouco de nós. O tapete trazido de uma viagem ou a peça recebida de presente de um amigo inserido em diferentes espaços possui importantes significados e somente enriquecem os projetos de interiores.
Feitos à mão, maquinados, orientais, minimalistas, são muitas as possibilidades e combinações.
Não vejo regras na utilização deste recurso, gosto de entender a proporção dos espaços e a proposta do ambiente, feito isso, atento à forma de fixação e pronto!
Muitas vezes as tapeçarias são pesadas, portanto, é bom atentar a forma de fixação. Paredes de gesso devem ser reforçadas. Uma ideia de uso é colocar alças na tapeçaria e passar por um varão de cortina, desta forma o tapete pode ser usado como cabeceira, por exemplo.
Enquadrar também é uma possibilidade. Peças pequenas também são permitidas, inclusive uma boa ideia é mesclar as pequenas tapeçarias, enquadradas ou não, a outros quadros e montar uma composição na parede.
Pode ser um ponto colorido de destaque em uma parede branca ou um item para deixar a casa mais aquecida, aliás, tá aqui uma dica para deixar aquele seu chalé na montanha delicioso.
Uma dúvida que costumo ouvir dos clientes é: se eu colocar o tapete na parede, preciso abrir mão dele no piso? Minha resposta é sempre um sonoro: não! Na parede ele exerce uma função de adorno e passa a ser visto como uma obra de arte, já no piso, além da função estética, tem sua funcionalidade de conforto térmico, por exemplo.
Existem casos, que além da parede, podemos fazer também uma composição de sobreposição de tapetes no piso. Casas que precisam ser aquecidas e possuem espaços generosos, ficam incríveis com estas soluções!
Sobre o escritório Ju Matos Arquitetura:
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP (2004), Juliana Matos iniciou sua carreira no segmento hospitalar e fez parte do time de arquitetos de um dos mais aclamados escritórios do setor, o Zanettini Arquitetura.
Seus projetos são contemporâneos, pautados pela simplicidade, valorização da luminosidade e conforto.
Informações: Ju Matos Arquitetura e Interiores – www.jumatos.com.br – @jumatos.arquitetura
MAFER Comunicação – www.mafer-comunicacao.com.br
Quem Somos :
A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais
Contatos:
- E-mail: [email protected]
- Comercial : 11 99972-9795
Distribuição Gratuita:
- Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra
Horário de Atendimento:
- SEGUNDA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- TERÇA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUARTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUINTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- SEXTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
Privacidade:
- O website da “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
- Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros, de acordo com a LGPD (lei 13.709, de 2018)