[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.4.7″][et_pb_row _builder_version=”4.4.7″][et_pb_column _builder_version=”4.4.7″ type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”4.4.7″ hover_enabled=”0″]
E lá vai mais uma polêmica gastronômica! Panqueca é mistura do almoço e jantar ou é café da manhã? A nossa panqueca, aqui no Brasil, é quase sempre salgada, servida como acompanhamento ou até prato principal, com recheios deliciosos e suculentos.
E você sabe como surgiu esta delícia? Ninguém sabe ao certo, mas o termo panqueca vem da junção de duas palavras em inglês – cake (bolo) e pan (frigideira). E há uma versão de sua origem que conta que há milhares de anos, na França, uma senhora derrubou uma pequena quantidade de massa de bolo na frigideira e após o cozimento, o sabor foi incrível. E assim nasceu a panqueca!
Com o passar dos anos, a receita passou a ser consumida em toda a Europa, até que os franceses – criadores do conceito de culinária – assumiram a autoria da receita, chamando as de crepes, com diversos recheios e molhos para deliciar a qualquer pessoa.
Enquanto na França o crepe é comidinha corriqueira, para beliscar a qualquer hora e em qualquer lugar, no Brasil, a panqueca ganha o posto de prato principal. Feita com mais farinha e menos ovos, nossa massa é mais grossinha e, por isso, bem estruturada. Por aqui, os discos de panquecas, fritos com um fio de óleo na frigideira, recebem recheios elaborados e depois são enroladinhas, servidas com ou sem molho. Sua presença no almoço ou no jantar é hábito também em outros países da América do Sul e Central. As de recheios salgados, como frango e carne moída, são as mais populares e aparecem em restaurantes dos mais variados perfis, dos simples aos descolados.
A verdadeira virada da panqueca (na história e não na frigideira) foi nos anos 1920, com o domínio cultural dos Estados Unidos sobre todo o ocidente. Isso porque os americanos tem como hábito comer panquecas doces no café da manhã e, por isso, há quem acredite que a panqueca nasceu lá. Mas diferentes das nossas, as dos americanos são menores mais fininhas e sempre acompanhadas de recheios doces, como frutas, mel e caldas.
Anote as dicas para uma panqueca perfeita!
- Para evitar que a panqueca grude na frigideira, aposte em um truque que começa no preparo da massa: aquecer levemente o leite e a manteiga. Quando esfriar, adicione o ovo e a farinha.
- Quando incluir a farinha na massa, vale seguir a mesma dica conhecida para o preparo de bolos: evite bater demais a mistura para que o glúten não se desenvolva e deixe a massa dura. Mexa apenas o tempo suficiente para incorporar a farinha aos líquidos.
- A frigideira deve ser, preferencialmente, feita de materiais como ferro ou teflon, que distribuem melhor o calor do fogo. O utensílio ainda deve ter uma base reta.
- Cuidado com o calor da frigideira: antes de receber a massa, ela deve ser pré-aquecida em fogo médio, mas não deve estar quente demais.
- O ideal é untar a frigideira com um papel, como se fosse uma forma de bolo, sem adicionar a gordura diretamente no utensílio.
Massa básica de panqueca
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 ovo
Bata os ingredientes no liquidificador por 5 minutos e espalhe a massa na frigideira para cozinhar, virando de lado na metade do tempo. Sem grandes mistérios.
Panqueca de Palmito
- Receita da Massas Ricci
- Ingredientes – do recheio
- 1 vidro de palmito picado (300g)
- 1 dente de alho
- 1 cebola média
- 2 colheres de sopa de azeite ou de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- Cheiro verde à gosto
- Sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo – do recheio
- Pique o alho e a cebola em pedaços pequenos e refogue o alho e a cebola em uma panela em fogo médio com o azeite ou a manteiga;
- Quando estiverem bem dourados, adicione a farinha de trigo e mexa bem;
- Quando tiver formada uma massa, adicione o palmito e misture;
- Adicione o tempero a gosto (cheiro verde, sal e pimenta do reino);
- Quando o palmito estiver bem mole, desligue o fogo;
- Use uma colher como medida para colocar o recheio de palmito em uma das extremidades da massa e a enrole. Repita até acabar a massa;
- Coloque as panquecas em uma assadeira e adicione o que sobrou do recheio de palmito por cima;
- Asse em um forno em fogo médio por 5 minutos para esquentar a massa. Retire e sirva!
Massas Ricci – Rua José Felix de Oliveira, 845 Tel: 4551-0950 Whatsapp: 93148-8442
Receita das Panquecas Americanas de Ricota | Ricotta Pancakes
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 180 g leite integral ou semidesnatado
- 1 xícara de ricota
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 ovos médios
- 1 colher de chá de fermento químico
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 pitada de sal
- Óleo ou manteiga para untar a frigideira
Modo de preparo
Faça a mistura com os ingredientes secos: Em uma tigela média, adicione a farinha de trigo, fermento químico e sal. Peneire-os com uma peneira fina e repita a operação para garantir que os ingredientes secos estejam bem aerados. Reserve.
Misture os ingredientes líquidos e a ricota: Em uma tigela grande, coloque a ricota e quebre com um garfo até que todo o queijo esteja em pequenos pedaços. Em seguida, adicione o leite, gemas e baunilha e mexa até que se forme uma mistura homogênea.
Bata as claras em neve: Em uma tigela, coloque as claras e o açúcar e bata até o ponto de picos moles ou ponto de neve, quando você levanta os batedores, forma-se um pico ereto que se curva levemente. Reserve.
Combine os ingredientes secos e líquidos. Por fim, incorpore as claras em neve, misturando delicadamente com um batedor ou fouet, como se estivesse desenhando o número 8. Desta forma, o ar se manterá na massa.
Cozinhe as panquecas utilizando as dicas que já demos acima e sirva com maple syrup, frutas vermelhas, banana, mel, geleias e o que mais for da sua preferência!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” admin_label=”section” _builder_version=”3.22″ background_color=”#000000″ custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ custom_padding_phone=”” transparent_background=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” global_module=”60″][et_pb_row column_structure=”1_4,1_4,1_4,1_4″ padding_mobile=”off” column_padding_mobile=”on” admin_label=”row” module_class=” et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” width=”89%” width_tablet=”80%” width_phone=”” width_last_edited=”on|desktop” max_width=”89%” max_width_tablet=”80%” max_width_phone=”” max_width_last_edited=”on|desktop” make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on”][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.4.6″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Quem Somos :
A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais
Contatos:
- E-mail: [email protected]
- Comercial : 11 99972-9795
[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.29.3″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Distribuição Gratuita:
- Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra
[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.4.6″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Horário de Atendimento:
- SEGUNDA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- TERÇA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUARTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUINTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- SEXTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia
Baixe nosso App
[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Privacidade:
- O website da “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
- Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]