O lema “juntos somos mais fortes” nunca fez tanto sentido. Em um momento que a chuva afeta milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, o hip-hop também se torna sinônimo de união e solidariedade. Tanto que uma corrente formada pelo maior festival dessa cultura no país, Rap In Cena e por artistas do gênero já arrecadou mais de 150 toneladas de donativos para as famílias prejudicadas pela maior enchente do Estado.
Para a ação, o festival articulou doações entre os seguintes artistas: Mano Brown, Filipe Ret, L7nnon, Papatinho, Hungria, Orochi e seu parceiro de negócio Dener Lippert, CEO da V4 Company.
“Eu vendo tudo que estamos sofrendo, logo comecei a ligar e a articular com nossos parceiros do Brasil inteiro, onde tive um retorno rápido e todos foram humanos nos ajudando ligeiramente com envios de carretas cheias de donativos para ajudar nosso povo, isso me deu esperança e mostrou a potência do Hip Hip e dos parceiros, mostrando que unidos venceremos mais uma vez essa tragedia que assola o nosso estado. Obrigado a todos pela corrente do bem que vem formando a salvação do nosso estado. A união de todos juntos pela reconstrução do RS!” comenta Keni, idealizador do festival.
Entre a centena de toneladas obtidas estão alimentos, água potável, roupas, produtos de higiene e limpeza, rações para pets, colchões, cobertores, travesseiros, entre outros. Todas as doações foram feitas através do Museu da Cultura Hip Hop RS.
O Rap in Cena reforça o seu compromisso social, atuando diretamente em busca de recursos para conseguir atender o máximo de famílias necessitadas possíveis com as doações. Além disso, o Rap in Cena integra o Projeto Doe um Play, que incentiva a doação de plays para artistas gaúchos através de playlists segmentadas pelos principais gêneros musicais. A iniciativa visa apoiar a música independente, ajudando artistas e continuarem mostrando seu trabalho mesmo diante do triste cenário da enchente no estado. A playlist com os artistas gaúchos de rap será divulgada em parceria com o festival.