A Prefeitura de Cotia formou mais uma turma de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestarem atendimento na motolância. O município, em parceria com o Ministério da Saúde, coordenou o ’32º Curso de Formação Profissional de Motociclista Socorrista – SAMU 2024′, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de maio, com a participação de socorristas de diversos municípios e de concessionária de rodovias. A entrega dos certificados aconteceu no dia 10, no auditório da Prefeitura de Cotia.
O intuito da formação foi minimizar a dependência de viaturas de quatro rodas, otimizando o tempo de resposta e a eficácia no resgate e atendimento da vítima. “Na moto, nós temos um técnico e um enfermeiro, que medica e possui vários equipamentos. Ele só não transporta, mas resolve várias situações na cena mesmo, […] a ambulância chega e só faz a remoção”, explica a coordenadora do SAMU de Cotia, a enfermeira Renata Santos. Em Cotia, o serviço de motolância já é prestado desde 2019, quando os primeiros socorristas do SAMU fizeram a formação.
Foram 60 horas de aulas, entre teóricas e práticas, e 16 dos 28 alunos participantes foram aprovados no exame final e se tornaram condutores qualificados para atuar no serviço de urgência e emergência de motolância. Entre os pontos avaliados estavam: equilíbrio, habilidade e velocidade. “Um profissional capacitado erra menos e se acidenta menos, porque ele irá saber pilotar com técnica e com condições de salvar uma vida”, disse Márcio Oliveira, coordenador e instrutor do curso.
O melhor aluno da 32ª turma do Curso de Formação Profissional de Motociclista Socorrista – SAMU 2024 foi o técnico de enfermagem, João Paulo de Azevedo Moraes, que trabalha no SAMU de Caucaia do Alto. Ele teve o melhor desempenho e pontuação. “A experiência foi a melhor possível e a sensação é só gratidão. Foi um prazer imenso ser daqui [de Cotia] e ser o primeiro [melhor aluno]. Eu fiz o curso para isso, estar preparado para quando precisarem eu estar sempre por aí para ajudar”, disse João.
Em 2018, a Prefeitura implantou um posto do SAMU em Caucaia do Alto e está se preparando para levar o serviço para a Granja Viana. “É um desejo nosso ter uma representação do SAMU em cada macrorregião da cidade, e nós estávamos precisando de uma representação na Granja [Viana]. Por isso, este curso foi feito, para poder irrigar as unidades que já temos e poder estrear a unidade da Granja”, disse o Secretário da Saúde, Magno Sauter. Com isso, Cotia terá o SAMU nas três principais regiões: Cotia, Caucaia e Granja.
Com a adição de novos motociclistas socorristas, o SAMU de Cotia reafirma seu papel vital e reforça o compromisso da região com a saúde e a segurança dos cidadãos. “Nossa cidade ganha por isso e nossa cidade merece está visibilidade, porque ela cuida das pessoas, zela pela integridade. E vocês [motociclistas socorristas] são fundamentais, são os anjos do asfalto, e terão sempre o nosso respeito”, disse a vice-prefeita, Ângela Maluf.
O curso foi uma colaboração entre o SAMU de Cotia, o Ministério da Saúde, o Grupo de Motociclistas em Atendimento de Urgências (GMAU) e o Instituto Bom Jesus (IBJ). A capacitação formou pilotos de Cotia, de Santos, de São Caetano do Sul, de Santo André, de Mauá, de Jandira, de Carapicuíba e do Grupo CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias).
Participaram da formatura: a vice-prefeita, Ângela Maluf, o médico Evandro Augusto, coordenador geral do SAMU Regional Oeste, Magno Sauter, Secretário de Saúde de Cotia, e Renata Santos, coordenadora do SAMU de Cotia.