Repararam como o tempo está cada vez passando mais rápido? O ano mal começou e as férias de julho já chegaram. Nem deu tempo para desfazer as malas de verão e novamente lá vai você sair para descansar. Eu sei, eu sei… É mais do que merecido. Não é porque o tempo está voando que você deixou de trabalhar, estudar e correr feito uma louca pra deixar tudo em dia, não é verdade?
Então, que tal facilitar a sua vida e levar apenas o básico para a sua próxima viagem? Mesmo com rodinhas supersônicas, não está com nada sair para gozar o seu descanso puxando três malas (lembre-se, você só tem 2 braços) e levando duas mochilas à tiracolo. Dê um basta em sua indecisão e comece a organizar o que irá levar, desde já!
As dúvidas que você passa, sabemos todas de cor! Levo este sapato maravilhoso que comprei por uma pechincha quando estive em Milão, mas que nunca usei esperando por uma ocasião especial? E este jeans mega estiloso com rasgos assimétricos: levo ou não levo? Amo esta jaqueta puffer pink, mas ela só combina com esta calça cargo magenta. Levo as duas? E se fizer um calor fora de época? E se fizer muito frio, devo levar um par de botas cano alto?
A mala perfeita.
Cara leitora, prezado leitor, não me entendam mal. Estou falando deste objeto retangular que usamos para acondicionar os nossos pertences, mesmo. A mala perfeita é aquela grande o suficiente para levar o que irá lhe atender durante um determinado período e pequena o bastante para caber no compartimento sobre sua cabeça, caso a sua viagem seja feita de avião. Nada mais prático que tê-la perto de você. Pense duas vezes se tiver que despachar a sua bagagem (repare: bagagem no singular, ok?). Não faz muito tempo que duas amigas foram obrigadas a trocar a viagem dos sonhos por um denso período no xilindró – e ainda por cima em outro idioma – sem sequer saberem o que estava acontecendo. Melhor não correr esse risco. Isso sem falar, é claro, nas taxas estratosféricas para excesso de bagagem!
Mas eu não sei dobrar roupas como no Tiktok!
Não se desespere se você não nasceu com as habilidades orientais de um origamer. Dez entre dez aventureiros, ao sair em férias, mal sabem se a roupa está do lado certo ou do avesso, quem dera aplicar as técnicas de transformer que nos deixam de queixo caído nas redes sociais. Mesmo isso sendo para poucos, não irá impedir você de levar o básico para ser feliz e não fazer feio, seja a ocasião que for.
Leve o suficiente para sentir-se leve.
Você irá conhecer novas pessoas ou reencontrar pessoas queridas que gostam muito de você. O que menos irão reparar será nas suas roupas. Só leve o necessário para lhe deixar confortável. Sabe aquele jeans que você usa sem parar e que combina com qualquer peça de roupa? Leve. E aquele par de tênis que você comprou para usar em corridas matinais mas que não sai dos seus pés, tamanho o conforto que proporcionam? Leve. E tem aquela blusinha lisa, em malha, que está até meio surradinha mas que compensa pois você se sente abraçada quando usa. Leve! O importante é sentir-se bem, confortável e leve,m para poder desfrutar as novidades que aparecerão à sua frente.
Criatividade não ocupa espaço algum.
Agora que sua mala está quase pronta (sim: um jeans, um par de tênis e uma boa blusa já são quase o suficiente), separe as roupas íntimas para os dias que estiver em viagem. Só não exagere! Se sair em férias por duas semanas, é óbvio que não irá levar 14 pares de meias. Certas peças são muito fáceis de lavar e secam de um dia para o outro. Entretanto, não caia na tentação de apressar a secagem colocando uma peça de roupa sobre o abatjour. Além de muito deselegante, poderá causar um acidente e tanto!
Some à sua bagagem itens que farão a diferença e poderão mudar completamente o seu look, como lenços e echarpes de diferentes tamanhos, estampas e cores. Versáteis, podem ser usados nos ombros, na cintura, presos a uma bolsa e até mesmo sobre sua cabeça. Sem falar que ocupam pouquíssimo espaço.
Não esqueça de levar o casaco, minha filha!
Escolha um bom casaco para levar. Se for reversível, tanto melhor! Veja se combinará com o jeans e as blusas que irá levar (ok, ok, leve mais de uma, não tem problema). Em alguns lugares faz muito frio à noite e tudo o que você não irá querer é ter de voltar para o hotel por estar passando frio. E para não pesar na bagagem leve o casaco nas mãos. Nada de despachar, viu?
Pronto. Sua pequena mala está pronta com tudo o que irá precisar para curtir o período de descanso que vem pela frente! Aproveite as suas férias e traga consigo apenas boas lembranças e muitas histórias para contar.
Celso Finkler