Gastronomia Natalina

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.29.3″ fb_built=”1″ _i=”0″ _address=”0″][et_pb_row _builder_version=”3.29.3″ _i=”0″ _address=”0.0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.29.3″ _i=”0″ _address=”0.0.0″][et_pb_text _builder_version=”3.29.3″ _i=”0″ _address=”0.0.0.0″]

Gastronomia Natalina

Memória afetiva na mesa do Natal
Se tem algo que o brasileiro faz bem no Natal é comer. E a memória afetiva dos pratos deliciosos da Ceia nos acompanham para o resto da vida.
Selecionamos algumas pessoas para dividirem com a gente aquele prato delicioso, que não pode faltar na mesa da Ceia de Natal e que os amigos e familiares relembram pelo ano todo, de tão bons e saborosos que são.
Atentem-se às dicas.

O Natal da Família Holanda

A relação do Rodrigo e do Beltrão de Holanda com a gastronomia de forma profissional tem pelo menos 17 anos; começou com a criação da Atobá Pizzaria e continua com a 39 Trilha do Pão. Mas a cozinha sempre foi uma das paixões dos dois que gostam de comer bem e, de preferência, em família. Para este Natal, Rodrigo escolheu dois pratos que remetem a lembranças, mas também mostra como a vida se transforma. O primeiro é o pernil com legumes, uma carne que exige tempo, cuidado e muito carinho. É um prato sempre presente nas ceias da família e remete a lembranças deliciosas.

No entanto, há 25 anos, Rodrigo optou em ser vegetariano e trouxe este estilo de vida para a pizzaria e para a padaria. Por isto, incluiu o Espaguete de Pupunha para compor a mesa.

Receitas do Pernil com Legumes

Ingredientes

1 pernil suíno de aproximadamente

6 kg Mirepoix (cebola, salsão e cebolinha)

400grs cebolas em Brunoise

200gr cenoura médias em Brunoise                     

200gr de salsão em Brunoise    

4 folhas de louro

8 dentes de alho amassados

100gr de alecrim fresco

100grs de Páprica defumada

1 xícara (chá) de azeite

1,5 litro de vinho branco seco

Sal e pimenta-do-reino

* Brunoise   – corte em cubos uniformes e pequenos

 

Guarnição

600 cenouras cortadas em rodelas

600 g de batatas bolinhas descascadas

400g de cebola bolinha

 

Modo de preparo

 

De véspera, tempere o pernil com pimenta, sal, a páprica, alecrim separado em ramos, o louro e o mirepoix (cebola, salsão e cebola) e regue com vinho. Cubra com filme plástico e leve a geladeira. Retire o pernil da geladeira uma hora antes de assar

Aqueça o forno a 220ºC (forno quente) por 10 minutos.

Unte uma assadeira grande com azeite e sobre ela espalhe as rodelas de cebola e cenoura.

Retire o pernil da marinada que deverá ser reservada.

Coloque o pernil na assadeira e regue com o azeite. Leve o pernil ao forno por aproximadamente 20 minutos.

Retire do forno, regue com um pouco da marinada, cubra com papel-alumínio, abaixe a temperatura para 180ºC (forno médio) e volte com a assadeira ao forno. Regue o pernil a cada 30 minutos por cerca de 4 horas com a marinada restante, completando com água se necessário.

Os legumes deverão ser juntados na assadeira após 2 horas de cozimento do pernil. Após este período, verifique o cozimento do pernil, espetando a lâmina de uma faca na parte mais grossa da peça.

Se, ao retirar a faca, a lâmina estiver bem quente e os sucos que subirem à superfície saírem bem claros, o pernil estará cozido. Retire o papel-alumínio, regue o pernil com mais um pouco de azeite e volte ao fogo para dourar. Quando estiver bem dourado, retire o pernil da assadeira. Decore com os legumes, ramos de alecrim ou frutas.

 

Dica E6 Gastronomia: prepare o pernil de porco em uma bela marinada! É ela quem oferece a carne do pernil, um estupendo sabor e ainda auxilia no amaciamento das fibras da carne.  A marinada é feita de três variações: aromáticos (ervas e especiarias), legumes (cenoura, alho, cebola ou salsão) e líquidos ácidos (vinhos, vinagres ou limão) ou básicos (leite).

 

Receita do Espaguete de Pupunha

Ingredientes

 

Espaguete
300 g de palmito pupunha cortado em tirinhas (tipo espaguete)

Sal a gosto                


Molho de Tomate

2 tomates

2 dentes de alho

1 cebola

1 colher de sopa de azeite

 Folhas de Manjericão

 

Modo de Preparo

 

Espaguete

 

Ferva rapidamente o espaguete feito do palmito pupunha, aproximadamente 3 minutos.

Escorra e dê uma ligeira salteada no azeite, sal e reserve.

 

Molho de Tomate

Doure o alho picado numa panela com um pouquinho de azeite

Adicione a cebola, o tomate e o manjericão a gosto. Deixe apurar e sirva por cima do espaguete de pupunha.

 

Dica E6 Gastronomia: decore o prato com folhas de manjericão.

 

 

 

Receita de Paulo Ricci


O assunto aqui é gastronomia, Natal e família. E digamos que para Paulo Ricci, o tema seja gastronomia, Natal e famílias (no plural mesmo). É que, há 20 anos, Paulo trabalha duro nesta época do ano, preparando pratos para compor a Ceia de Natal de muitas pessoas. “Faço a noite dos amigos mais feliz e sempre tive a massa como a estrela principal dos Natais”. A gente não precisa nem dizer como é que Paulo recebe as visitas em sua casa, né? Vai aí uma receita super tradicional para quem não abre mão de ter uma massa saborosa compondo a mesa desta importante época do ano.

 

Canelone de Natal
Rendimento: 5 pessoas

Ingredientes
1 kg de massa para lasanha pré cozida
500 gr de ricota fresca
200 gr de nozes picada
150 gr de uva passas sem sementes
3 colheres de sopa de requeijão
sal a gosto

Modo de preparo
Amasse a ricota, requeijão e misture com as nozes e uvas passas. Coloque sal.
Pegue a massa 10×10, recheie com uma colher e enrole a massa para fazer o canelone. Coloque os canelones numa assadeira e regue com um molho de sua preferência.
Leve ao forno por 40 minutos.

 

Bacalhau à Gomes de Sá
Serve cerca de 6 pessoas

A descendência portuguesa faz a família da fotógrafa Flavia Chantagnier, todos os anos, preparar um prato com bacalhau para a Ceia. Desta vez, quem colocou a mão na massa foi o marido da Flavia, Rafael Chantagnier, que adora cozinhar e deu o seu toque especial à receita.
Esse tradicional prato português Bacalhau à Gomes de Sá vai fazer sucesso entre familiares e convidados, seja para o jantar ou, até mesmo, para o almoço de Natal.

Ingredientes

1 kg de postas de bacalhau dessalgado

2 xícaras de leite quente (cobrir as postas ou pedaços desfiados)

2 colheres de sopa de azeite de oliva + 4 colheres de sopa

4 dentes de alho picados

1 cebola em rodelas finas

3 batatas pré-cozidas em rodelas

Lemon Pepper com sal rosa (tempero pronto no triturador) ou Pimenta do reino e sal fino. Os dois  a gosto.

4 ovos cozidos em rodelas

100g ou ½ xícara de azeitonas pretas (azeitona preta portuguesa)

 ¼ xícara de salsinha picada (a gosto)

Modo de preparo:

Em uma panela, dispor as postas de bacalhau e cobrir com água. Levar ao fogo baixo e cozinhar por 20 minutos sem deixar ferver.

Desfiar, procurando tirar todos os espinhos de médio e grande porte dependendo das postas, dispor em um refratário, cobrir com o leite e reservar por 1 hora.

Regar um refratário com azeite, dispor o alho picado em pequenos pedaços, cobrir com as rodelas de cebola, depois as batatas em rodelas e o bacalhau já escorrido.

Regar com azeite, temperar com o tempero pronto de lemon Pepper ou Pimenta do reino e levar ao forno preaquecido a 200 graus por, aproximadamente, 30 minutos. Até dourar a parte superior.

Retirar do forno, regar com azeite, juntar os ovos, as azeitonas e polvilhar a salsinha.

Pronto para servir!

 

Os Ovos Nevados da Vó Ia
O apresentador Marcelo Sampaio relembra que os Ovos Nevados eram preparados sempre no Natal, pela Vó Ia e pela sua mãe, por isso, a receita tem uma referência muito familiar, de saudades. “Lembro-me do aroma que ficava na casa, apesar de ser uma sobremesa simples, mas com influência portuguesa e francesa”, conta Marcelo.
Eu, minhas irmãs e meus primos lembramos com carinho dos Ovos Nevados de Natal e faço questão de manter essa tradição na família. Meu filho Manoel sempre está próximo a mim quando preparo, e vou recheando esse momento com histórias e boas lembranças.
É uma receita deliciosa, elegante e super leve para o verão de dezembro. 

Ovos Nevados da Vó Ia
Serve de 6 a 8 pessoas

 

Ingredientes

1 litro de leite

6 ovos

4 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 colher (chá) de maizena

1 de fava de baunilha (opcional)

 

Modo de preparo

Numa panela grande, aqueça o leite sem deixar ferver.

 

Enquanto isso, separe as claras das gemas – quebre um ovo de cada vez, numa tigela, e separe a clara passando a gema de uma metade da casca para outra; nunca quebre diretamente na tigela da batedeira, pois, se um ovo não estiver fresco, você não perde a receita inteira.

 

Numa batedeira, bata as claras até começarem a ganhar consistência; junte 2 colheres (sopa) de açúcar e continue batendo até que fiquem brilhantes.

 

Com 2 colheres, forme quenelles – para fazer as quenelles, pegue uma colher em cada mão. Com uma colher, pegue clara em neve da batedeira e retire o conteúdo de uma colher com a outra, repetidas vezes sempre no sentido de baixo para cima. Assim o formato ovalado da colher vai ficando na clara em neve, o resultado são bolinhos ovalados de tamanho semelhantes.

 

Depois de fazer uma quenelle, coloque para cozinhar no leite por 10 segundos de cada lado. Com uma escumadeira, retire, deixe escorrer e transfira as “nuvens” de clara para um recipiente. Repita a operação com toda a clara.

 

Numa batedeira, bata as gemas com a essência de baunilha, o maizena e o açúcar restante até obter uma gemada pálida.

 

Com um medidor, meça ½ litro do leite utilizado, coe e coloque numa panela.

 

Aos poucos, para não talhar, junte o creme de gemas, batendo bem com um batedor de arame. Se estiver usando a baunilha, corte-a ao meio, no comprimento, raspe e junte as sementes.

 

Leve ao fogo bem baixo, ou em banho-maria, e mexa sem parar com o batedor de arame até engrossar.

 

Retire a panela do fogo e transfira para um recipiente com água e gelo para esfriar e cessar o cozimento (como se fosse um banho-maria ao contrário). Quando a calda amornar, regue sobre as claras. Cubra com filme e leve à geladeira até a hora de servir.

Adoro servir acompanhados de Tâmaras Frescas, Ameixas ou Farofa de Nozes!

 

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” admin_label=”section” _builder_version=”3.22″ background_color=”#000000″ custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ transparent_background=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” global_module=”60″ fb_built=”1″ bb_built=”1″ _i=”11″ _address=”11″][et_pb_row column_structure=”1_4,1_4,1_4,1_4″ padding_mobile=”off” column_padding_mobile=”on” admin_label=”row” module_class=” et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth et_pb_row_fullwidth” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” width=”89%” width_tablet=”80%” width_last_edited=”on|desktop” max_width=”89%” max_width_tablet=”80%” max_width_last_edited=”on|desktop” make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on” _i=”0″ _address=”1.0″][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||” _i=”0″ _address=”1.0.0″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” _i=”0″ _address=”1.0.0.0″]

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||” _i=”1″ _address=”1.0.1″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” _i=”0″ _address=”1.0.1.0″]

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||” _i=”2″ _address=”1.0.2″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” _i=”0″ _address=”1.0.2.0″]

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”3.0.47″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||” _i=”3″ _address=”1.0.3″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ header_text_color=”#ec008c” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” background_layout=”dark” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” _i=”0″ _address=”1.0.3.0″]

Privacidade:

  • O website da  “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?