Para muitos atletas, correr no asfalto não dá mais aquela adrenalina. Então, acabam migrando para uma modalidade que os desafiem mais, como a Corrida de Montanha, um esporte que une esforço físico e um contato especial com a Natureza.
“A corrida sempre me fez muito bem, não só para o corpo mas, principalmente, para minha cabeça, para meu “desestresse”, para os meus pensamentos”, conta a granjeira Cristina Tieme Tanigawa.
Tieme conheceu o Trail Run através de uma amiga e fez crescer uma nova paixão.
“Correr nas trilhas, explorando e conquistando montanhas, foi mágico desde o início, me fez sentir a corrida de uma forma diferente, me faz também cuidar e entender o que está ao redor de uma forma diferente”, finaliza.
Benefícios físicos
A corrida de montanha desenvolve qualidades específicas particularmente úteis: potência e força do membros inferiores e desenvolvimento geral da musculatura, solicitada pela busca constante do equilíbrio no trabalho nas encostas.
Reforço muscular
Reforça os tendões e ligamentos na cintura pélvica, joelhos e ancas, pouco postos à prova nos percursos planos de asfalto.
Mente sã
O esporte permite romper com a mesmice dos percursos urbanos ao propor uma diversidade de paisagens associadas ao maravilhoso ambiente – proporcionado pela natureza – deste tipo de competições.
Estratégias (check)
A corrida de montanha é a melhor escola para aprender a dominar o andamento em competição e a enfrentar os percursos com mudanças de ritmo de algumas 1/2 maratonas ou maratonas.
Melhora a coordenação
Se as subidas ajudam a fortalecer os músculos, as descidas são responsáveis pelo ganho em coordenação. Isso porque, elas obrigam que os corredores adotem uma frequência de passadas mais rápidas, além de ter que balancear a postura para tentar administrar a ação mais potente da força da gravidade.
Melhora o condicionamento físico
Nas corridas de montanha é comum os atletas darem de cara com terrenos diferentes e com muitas elevações. No entanto, esses “obstáculos” durante a corrida ajudam a melhorar a resistência aeróbia, o que é fundamental para quem busca aperfeiçoar o condicionamento físico e atingir sua melhor performance.
Autoestima no topo
Óbvio que ao longo da modalidade os atletas encontram alguns desafios, assim como em qualquer outra prática esportiva. No entanto, conseguir olhar para o trajeto percorrido e tratar aquela conquista diária como um recorde mundial, é fundamental para aumentar a autoconfiança e dar um gás na autoestima.