A maçã é uma fruta popular, de fácil acesso e que sempre está presente nos hortifrutis. Além de ser muito saborosa, ela traz inúmeros benefícios para a saúde, fazendo parte do grupo de superalimentos da natureza. É nutritiva e uma excelente fonte de vitaminas e minerais, contendo B1, B2 e B3, que são relacionadas ao metabolismo energético; tem ação antioxidante; é rica em fibras, fundamental para a saúde do intestino, e ainda ajuda a manter níveis bons de glicemia e colesterol no sangue.
A nutricionista Renata Guirau explica que uma unidade média da maçã corresponde a uma porção de fruta inteira – sendo que o recomendado é que uma pessoa adulta consuma em torno de 3 porções de frutas por dia. “Preferencialmente, ela deve ser consumida in natura, com casca, mas a maçã também pode ser consumida na forma de suco, geleia, cozida com canela, na salada de frutas, em receitas como bolos e tortas. Apenas pessoas que sofrem com constipação devem evitar comê-la sem a casca, pois pode ocorrer piora nos sintomas”, pontua a profissional.
Muito se fala sobre o fato de que a maçã ajuda a emagrecer, já que mantém a sensação de saciedade por mais tempo sem consumir muitas calorias (uma fruta média geralmente tem 95kcal). No entanto, existem outros benefícios que podem ser aproveitados com o consumo da fruta. Alguns deles são:
- Previne condições como intestino preso, gota, diabetes e enfermidades da pele;
- Melhora o sistema nervoso e diminui a ansiedade;
- Purifica o sangue
- Mantém os dentes brancos e saudáveis;
- Por ser antioxidante, retarda o envelhecimento;
- Depura o sangue. Por conter ácido málico, limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância;
- Contribui para um sono tranquilo;
- Impede a formação de cálculos, evita a indigestão, previne a infecção da garganta;
- A pectina e o potássio evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias;
- Hidrata o corpo e repõe as energias;
- Ajuda a desintoxicar o fígado de toxinas;
- Melhora o funcionamento cerebral e evita doenças como o mal de Alzheimer.
Diante de tantos benefícios, Renata Guirau separou três receitas para consumir a maçã de forma prática e saborosa. Confira:
Maçã cozida com canela
Ingredientes
1 maçã com casca cortada em 4 partes, sem semente
1 colher de café de canela em pó
Modo de Preparo
Coloque a maçã em um pote de vidro e salpique a canela. Leve ao microondas por cerca de 2 a 3 minutos, ou até que ela fique macia. Se preferir, pode cozinhar em panela em fogo baixo, formando uma calda de canela com a água do cozimento.
Bolo de maçã
Ingredientes
2 xícaras de farinha de aveia
1 xícara de maçã com casca picada
3 ovos
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de uvas passas
1 xícara de leite
1 colher de sopa de canela em pó
Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos. Se desejar, salpique canela sobre o bolo antes de levar ao forno.
Panqueca de maçã
Ingredientes
1 maçã grande picada
1 ovo
2 col. de sopa de farinha de aveia
1 col de café de canela em pó
1 pitada de fermento
50mL de leite integral
Modo de Preparo
Aqueça uma frigideira e doure a maçã com a canela. Reserve. Misture os demais ingredientes e leve para cozinhar na frigideira. Doure dos dois lados e sirva recheando com a maçã grelhada com canela.
Fonte: Oba Hortifruti