O Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março, é uma ótima ocasião para homenagear a luta e as conquistas das mulheres ao longo da história. Segundo uma pesquisa da Booking.com, 76% dos viajantes brasileiros consideram a visita a lugares históricos uma motivação importante para viajar. Pensando nisso, a TUDO reuniu cinco destinos ao redor do mundo com atrações que lembram as conquistas pelos direitos das mulheres no passado, a fim de inspirar a luta que ainda temos pela frente.
Cleveland, Estados Unidos
Localizada na região nordeste de Ohio, esta cidade cheia de diversidade cultural oferece muitas atrações, como o Museu de História Natural de Cleveland e o Rock and Roll Hall of Fame. Outro destaque é o International Women’s Air & Space Museum, dedicado à história e cultura das mulheres em todos os setores da aviação e da engenharia aeroespacial. Um museu que conscientiza o público sobre as contribuições que as mulheres fizeram – e continuam a fazer – nessa área.
Londres, Reino Unido
Esta cidade vibrante tem atrações para todos os gostos, graças ao seu rico patrimônio histórico, opções gastronômicas refinadas e sofisticada cena fashion. Para expandir o conhecimento sobre a história das mulheres, uma dica é participar de um passeio histórico sobre as operárias da região londrina conhecida como East End. Nesse passeio, os viajantes terão a oportunidade de aprender sobre as trabalhadoras dos últimos séculos que viviam na região leste da capital. Durante o percurso, é possível conhecer as conquistas dessas mulheres, assim como importantes pontos históricos.
Buenos Aires, Argentina
Esta capital é famosa por sua alta gastronomia, pontos históricos e entretenimento. Para aprender sobre a história das mulheres, vale conhecer o Museo de la Mujer, que abriga exposições artísticas e documentais que abordam temas culturais e históricos, principalmente na Argentina e em outras partes da América Latina. O museu também examina a mudança no papel das mulheres ao longo da história, assim como os desafios que elas ainda enfrentam por todo o mundo.
Nápoles, Itália
Os viajantes podem conhecer as mulheres de Nápoles em um passeio a pé, percorrendo as ruas enquanto ouvem a história de algumas das figuras mais influentes da cidade, como a Rainha Sância de Maioca e Santa Patrizia, além de aprender sobre personagens de lendas locais. Localizada no sul da Itália, esta cidade charmosa é conhecida por suas ruínas antigas, deliciosa gastronomia e incríveis atrações turísticas, incluindo um palácio real e sete castelos.
Seul, Coreia do Sul
No Museu da Guerra e dos Direitos Humanos das Mulheres, em Seul, os viajantes aprendem sobre a trágica história das “mulheres de conforto” – mulheres escravizadas sexualmente por militares japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. O museu analisa o problema da violência sexual em situações de conflito, advogando por um mundo não só livre da guerra, mas também da violência contra as mulheres. O caso das mulheres de conforto só ganhou projeção internacional em 1991, 50 anos após o conflito. A vasta metrópole de Seul reúne arranha-céus modernos com templos budistas e palácios.