Está chegando o grande dia! De 25 a 28 de novembro a Granja Viana estará voltada para realização do grande evento: a Feira Conexões Arte da Granja Viana 2021.
Esta edição – contemplada com o apoio da Prefeitura de Cotia através da Lei Aldir Blanc – terá como conceito-mãe a frase “Que haja sempre poesia” para lembrar que não importa o tanto de vicissitudes que possamos estar passando, sempre haverá um porquê para a perseverança.
Estarão expostas as obras resultantes dos mais diversos processos criativos, expressando uma época que, certamente, passará para a história do mundo como uma das mais desafiadoras no que concerne à manutenção da alegria e da esperança.
O objetivo final é o incentivo à divulgação e ao consumo da arte como experimentação sensível e curadora.
A Feira Conexões Arte da Granja Viana recebe ocupações no espaço com arte-digital, pintura, joalheria, escultura, cerâmica, literatura, fotografia, arte-aplicada, arte-têxtil e grafite, produzidas pelos artistas participantes.
Os artistas desta edição são: Ana Beatriz Andrade, Carolyn Hoppenstedt, Daniela Terracini, Giuliana Dodi, Heloisa Reis, José Sampaio, Mali Tessler, Marcos Ruzzi, Silvia Rocha com as mais diversas técnicas. Além do espaço coletivo que apresenta diversos artistas e conta com as participações especiais de Shoko Suzuki e Associação São Joaquim.
O artista convidado da edição 2021 é Ken Kaneko, onde também apresentaremos a estréia nacional do curta-metragem, em formato documentário, feito em sua homenagem.
Durante a feira de arte terão muitas atividades paralelas como performances, encontros, filmes (documentário e animação), oficinas de arte e bate-papos.
Para a área gastronômica, contamos com a participação do Restaurante Vendinha, um dos lugares mais encantadores da Granja.
Confira a programação e participe!
25 de novembro, quinta-feira:
Abertura, das 19h às 22h
Performance especial, às 20h: “Extensão”, da artista Ana Beatriz Andrade
26 de novembro, sexta-feira:
Oficina de arte: “Revisitando a obra de Tarsila“, com a artista, psicanalista e arte-terapeuta Fátima Marinho.
Turma 01: das 10h30 às 12h;
Turma 02: das 14h às 15h30
Utilizando a técnica de Assemblage – composição artística realizada com a união de objetos descartados, retalhos, pedaços de madeira, pedras etc. através de colagem, pintura, desenho, arte têxtil etc. – Fátima propõe um exercício de releitura da obra “Manacá” de Tarsila do Amaral, homenageando assim as artes da Semana de Arte Moderna brasileira.
Aberta para todos os públicos a partir de 8 anos – 06 participantes por turma.
Bate papo: “Poesia na Arte Urbana“, com Andrea Bonfiglioli, às 16h.
Animação: “Sr. Ermínio” – curta metragem, animação de 2020, às 18h
Reprises: no sábado (27), às 18h, e domingo (28), às 17h
Em “Sr. Ermínio”, primeiro curta de animação autobiográfico e interestelar do artista, José Sampaio, da Insumo_Collage, o artista procura sentido e algumas possibilidades no universo conhecido.
Estreia: curta-metragem documentário, VIVA KANEKO!, de 20 minutos, às 18h30
Reprises: no sábado, às 18h30, e no domingo, às 17h30
Documentário realizado durante o ano de 2021 que conta o hiato de um ano na vida do artista nipo-brasileiro, Ken Kaneko, e traz um pouco do seu trabalho na região de Cotia, onde vive há mais de 30 anos.
27 de novembro, sábado
“Papel Machê e Papietagem” com Valéria Lotufo, artista visual e arte-educadora, das 10h30 às 12h.
Ambas as técnicas são de construção de objetos com papel e cola. Uma forma divertida de criar os mais diversos objetos.
Oficinas para adultos e crianças a partir de 6 anos – 06 vagas por turma.
Lotufo é formada em Artes Plásticas pela FAAP e participou de salões e mostras de arte com pinturas, desenhos e esculturas. Editou e ilustrou 2 livros para crianças e adolescentes publicados pela Mackron Books. Hoje, ministra aulas regulares de arte e costura para crianças bem como de papel machê e papietagem para adultos.
“Mão ao Barro” com Mali Tassler, ceramista.
Turma 01: das 14h às 15h30
Cada participante receberá uma porção de massa cerâmica e, utilizando a técnica do “belisco” ou “pinch pot, chegará à construção de um objeto único e particular. Serão dadas ainda noções de história da cerâmica, as diferenças entre a argila, o barro e a massa cerâmica bem como sobre os esmaltes e as queimas.
Público alvo: qualquer pessoa que queira, ludicamente, criar um pequeno objeto.
Pessoas por oficina: máximo de 6.
28 de novembro, domingo
“Papel Machê e Papietagem” com Valéria Lotufo, artista visual e arte-educadora, das 11h30 às 13h (turma 02)
“Mãos ao Barro” com Mali Tessler, ceramista, das 14h às 15h30 (turma 02)
Restam poucas vagas!
Todas as oficinas de arte terão custo fixo de R$ 35,00 por participação – material incluso.
Serviço
A Feira Conexões Arte da Granja Viana funciona das 11h às 18h
Entrada franca
Local: Rua São João, 246 – Centro da Granja Viana
De sexta e sábado, das 10h as 20h;
No domingo, das 11h as 18h
Inscrições e informações: [email protected]
Contato: (11) 4777-0234