Mesmo com muita experiência em viagens de navio, todo mundobcomete erros que podem estragar um cruzeiro. Até eu, depois de tantos cruzeiros, não sou exceção. Algumas vezes, porque não temos muito tempo para pensar sobre o assunto; outras, porque ainda não conhecemos todos os truques. A seguir, elaboramos uma lista do que você deve ou não fazer para ter uma experiência excelente.
Evite sobrecarregar as malas. Num cruzeiro você terá dias divididos entre a academia, a piscina, uma boa caminhada em terra e um jantar chique – ou não. Cada situação exige uma roupa adequada e sapatos combinando. Multiplique por uma semana e veja o que acontece: malas acima do peso permitido no avião e que pagam taxas extras no aeroporto. Elas também dificultam o embarque e o desembarque no navio e, o que é pior, são responsáveis por abarrotar o limitado armário da cabine com coisas que você não irá realmente usar.
Dica: coordene suas roupas e estabeleça uma ou duas cores que servirão de base. Inclua acessórios como echarpes coloridas e bijuterias elegantes que multiplicam as opções.
Não voe para a cidade de embarque no dia da partida. Os navios, em geral, zarpam às 17 ou 18 horas, o que faz muita gente reservar um vôo para o meio-dia. E se o cruzeiro sai de um porto internacional há passageiros que, para economizar com hotel, programam a ida apenas um dia antes. Mas o que acontece se, em qualquer dos casos, o mau tempo ou problemas técnicos atrasam o voo, ou desviam para outro aeroporto ou mesmo o cancelam? Para cruzeiros saindo dos portos brasileiros, viaje no dia anterior; para viagens internacionais, dois dias de antecedência são uma garantia melhor.
Não reserve somente as excursões vendidas a bordo. Elas são uma solução confortável mas, pesquisando na internet, você irá encontrar tours independentes de empresas confiáveis bem mais econômicos e mais objetivos para a mesma atração.
Não compre vinho por taça. Se você bebe pouco, uma garrafa inteira pode parecer demais. Mas faça as contas e veja quanto custa beber dessa forma. Além disso, se você fizer essa opção, o garçom
identificará sua garrafa ao final da refeição e ela estará disponível na sua mesa todos os dias.
Mais uma dica: em geral, todas as linhas de cruzeiro permitem que você traga duas garrafas do seu vinho preferido a bordo. Uma pequena taxa é cobrada para você tomá-lo no restaurante, mas, na sua cabine, o consumo é grátis.
Compre seus pacotes de bebidas, planos de internet, tratamentos no spa e excursões do navio com antecedência. Se deixar para resolver tudo a bordo enfrentará dois problemas. Muitas das opções já não estarão disponíveis e você entrará numa lista de espera para conseguir o que quer. E também não terá direito aos bons descontos que os navios oferecem para quem faz reservas antecipadamente.
Nunca esqueça do protetor solar. Parece bobagem dizer isso, mas às vezes é difícil conseguir um protetor solar a bordo, principalmente se o navio estiver navegando numa região tropical. Há sempre uma loja duty free, claro, mas seu estoque é limitado para o volume de passageiros – lembre-se que os navios hoje transportam 3 mil pessoas ou até mais.
Não pague caro para usar a internet. Geralmente, nos portos há redes de wi-fi disponíveis gratuitamente. E você também pode, antes da viagem, contratar um plano de roaming internacional com sua operadora de celular, seja nas Américas, na Europa ou em qualquer lugar do mundo.
Tenha um orçamento bem definido. Estabeleça quanto você e sua família podem gastar nos extras, como drinques especiais, massagens no spa ou compras na boutique de bordo. Uma boa conversa antes do embarque fará todo mundo aproveitar a viagem sem estourar a conta bancária!