San Marino é uma república independente; fica na Emilia Romagna, a 10 km em linha reta do mar Adriático. A cidade italiana mais próxima é Rimini, a 24 km. Do Brasil, não há voos diretos, mas você pode voar até uma cidade européia e dali chegar até Bolonha, a 130 km, ou até Rimini. Há um shuttle do aeroporto de Bolonha até San Marino e ônibus em vários horários a partir de Rimini.
San Marino é considerada a república mais antiga do mundo, datada de 301. Não pertence à Itália porque o país só foi unificado no século 19 e San Marino segue protocolos próprios desde 1600. Embora pequeno, San Marino tem, além da capital de mesmo nome, mais oito municípios: Borgo Maggiore, Serravalle, Faetano, Acquaviva, Domagnano, Chiesanuova, Fiorentino e Montegiardino.
Se sua ideia é “voar” entre as montanhas, embarque num passeio no teleférico que sai do centro histórico até Borgo Maggiore. O bilhete custa 4,5 euros.
Há muitos hotéis na cidade, de todas as estrelas, O Grand Hotel (Viale Onofre, 31) tem 4 estrelas e quartos com café a partir de 120 euros o casal. No Hotel Titano, (Contrada del Collegio, 31), de mais de 100 anos e também de 4 estrelas, o quarto mais econômico custa 99 euros para o casal com café da manhã. No Hotel Titano fica um dos mais concorridos restaurantes de San Marino – La Terrazza. A
comida é boa, mas o que vale mesmo é a vista. Reserve uma mesa na varanda. e saboreie um belo prato de strozzapretti (massa típica) enquanto aprecia as colinas, os vales e até o Adriático ao longe. Um jantar sai a partir de 25 euros por pessoa, sem bebida, café e gorjeta. Outra opção é o Nido del Falco (Ninho do Falcão), como o nome sugere, encarapitado no alto da montanha. Os preços se equivalem aos do La Terrazza, mas eles servem pizzas que custam de 3,5 a 7 euros. (O endereço é Contrada Fossi, 7).
O Museo della Tortura (Contrada San Franceso, 2) funciona todos os dias, das 10h às 19h. Na mesma rota macabra inclui-se o Museo delle Creature della Notte, bem próximo, na Contrada del Collegio, 22. Funciona também todos os dias, das 10h às 19h. Cada um cobra 8 euros pela entrada.