O Litoral Norte é uma ótima escapatória do caos da cidade de São Paulo. Há cerca de 5 horas de viagem de carro, ele esconde belíssimas praias, cachoeiras, atrações turísticas e muito mais. Ideal para ir com a família, amigos ou até mesmo sozinho.
A seguir, confira nossas indicações de praias para visitar entre Caraguatatuba e Ubatuba – você pode se hospedar em uma delas e fazer uma das cidades e fazer uma bate-volta até as praias ou seguir na estrada com paradas de pit-stop!
Em Caraguatatuba, as praias da Cocanha, Mococa, Martim de Sá e Massaguaçu merecem destaque, além de Tabatinga, onde é possível praticar atividades como caiaque e stand-up paddle.
Acessível em um passeio de barco, a Ilha do Tamanduá é a maior da cidade. Com natureza preservada, oferece praias bem menos movimentadas, com um mar de águas cristalinas.
Um dos núcleos do Parque Estadual Serra do Mar fica em Caraguatatuba, com exuberantes trechos remanescentes de Mata Atlântica. Ali é possível se aventurar em trilhas que culminam em mirantes naturais, rios e cachoeiras. Entre as mais famosas está a Cachoeira da Pedra Redonda, localizada no final da Trilha do Poção.
Já Ubatuba conta com incríveis 102 praias em quase 100 km de costa. Cercadas pelo verde da Mata Atlântica e por um mar que vai do turquesa ao esmeralda, elas variam das mais badaladas às praticamente desertas, acessadas apenas através de trilhas ou passeios de barco. É até difícil escolher as praias mais bonitas, mas vale colocar no roteiro a do Félix, a de Itamambuco, a do Lázaro e a das Galhetas, que fica pertinho de Tabatinga.
Os passeios de escuna ou lancha levam às ilhas da região, como a Ilha das Couves, a Ilha do Prumirim e a Ilha Anchieta, onde, além das praias, é possível conhecer as ruínas do presídio que existia ali. Para além do mar, vale conhecer as cachoeiras próximas às praias ou então o centro de Ubatuba, onde há bons restaurantes e casarões do século XIX. Outras atrações incluem uma das sedes do Projeto TAMAR e o Aquário de Ubatuba.