Fabio Izar tem negócios em Campos do Jordão há 34 anos. Ele abriu a primeira loja do ramo de móveis em Cotia e a segunda unidade já foi em Campos; depois, ampliou seus produtos; partiu para a construção civil, para o ramo de hotelaria e gastronomia.
Hoje, além do cargo público que ocupa, é um investidor dessa cidade que respira arte, cultura e gastronomia com características marcantes da Serra da Mantiqueira.
Desde quando você está à frente da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico? Quais os principais desafios enfrentados?
Estou à frente desta secretaria desde janeiro. O maior desafio é mostrar essa cidade que é tão emblemática no turismo- que todos conhecem ou querem muito conhecer – mas poucos sabem de todos os atrativos turísticos e que possuem tanta qualidade. Outro desafio é quebrar a sazonalidade que nós temos. Mostrar Campos do Jordão fora do inverno e no meio de semana. E estamos conseguindo. Para isso, estamos trazendo centros de eventos de grande porte pra desenvolver o turismo de negócios de uma cidade que está próximas dos três centros mais ricos do Brasil que é São paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Entra ano e sai ano, Campos do Jordão continua sendo referência em Turismo. O que mantém a cidade nesse topo?
Campos do Jordão completou 150 anos, sendo mais de 100 anos com foco no turismo. A cidade respira isso; temos hotéis que surgiram na década de 40 e operam até hoje. Além de ser a cidade mais alta do Brasil, o que atrai muita gente
Recebe quantos turistas na temporada de inverno? Quanto se movimenta na economia da cidade?
Na temporada de inverno, – que vai de Corpus Christi até 7 de setembro – a cidade chega a receber mais de 2 milhões de pessoas. Quarenta por cento do movimento econômico de Campos acontece nestes dois meses e meio de inverno. Os outros 60% da economia é proveniente dos demais meses do ano.
Você morou em Cotia e ainda mantém negócios aqui. O que você acha que poderia ser feito pelo turismo da cidade?
É uma cidade próxima de São Paulo e que por si só já traz uma facilidade grande para ser um atrativo turístico. A primeira coisa é que Cotia precisa pensar em ter um grande atrativo turístico. Cotia tem, mas as pessoas não conhecem. Temos as fazendinhas abertas, a parte equestre que é muito forte. Cotia tem um grande potencial.








