A campanha #VEMPRABH é uma realização do Turismo de Minas com os patrocínios da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Azul Linhas Aéreas. O intuito é fomentar a retomada das atividades de toda a cadeia produtiva do turismo: atrativos, hotéis, restaurantes e serviços da capital mineira.
Os empresários Marden Couto e Luana Bastos, idealizadores da campanha, destacam a importância da iniciativa para a economia da cidade. “Estamos lançando um movimento para fomentar toda cadeia produtiva do turismo na capital mineira, que foi uma das mais impactadas em virtude das restrições em decorrência da pandemia de Covid-19”, explica Marden Couto.
Luana Bastos afirma que o público pode esperar uma live divertida e bem informativa. “BH tem muita comida boa, cultura e tradição, e está sempre se reinventando e surpreendendo os visitantes. E isso que vamos mostrar durante a transmissão do #VEMPRABH. Estamos realizando seis ações, entre os meses de agosto e setembro: press trip com participação de jornalistas de São Paulo, concurso fotográfico, lançamento de vídeos e de um ebook turístico, e descontos em hotéis da cidade ”, pontua.
Press trip
Seis jornalistas especializados em turismo estiveram em Belo Horizonte, entre os dias 02 e 08 de agosto, e visitaram os principais atrativos turísticos da cidade. Tales Azzi, da Revista Viaje Mais; Fabíola Musarra, da Revista Qual Viagem: Edgar Oliveira, da Revista Hotéis; Paulo Atzingen, do Diário do Turismo; Heitor Fragoso, do Jornal Estadão e Sílvia Fragoso, do Catraca Livre, conheceram as experiências de turismo que Belo Horizonte oferece. Fizeram os principais roteiros, estiveram em restaurantes e em hotéis que a capital disponibiliza para seus moradores e visitantes.
Confira os lugares visitados
Savassi: Praça da Liberdade, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Palácio da Liberdade, Museu Mineiro, Rua do Amendoim e Praça do Papa.
Mercados: Mercado Novo (Copa Cozinha, Made in Beagá, Lamparina Cachaçaria, Ortiz Pão Molhado, Cervejaria Viela, Cozinha da Vó Anna, Naonde Confeitaria, Café Jetiboca e Alento Sorvetes Artesanais) e Mercado Central (Visita Guiada, Tradicional Limonada e Bar da Lora).
Centro: Sala Minas Gerais / Orquestra Filarmônica, Museu Histórico Abílio Barreto, Museu de Artes e Ofícios, Edifício Maletta, Palácio das Artes e Centro de Artesanato Mineiro (CEART MG).
Santa Tereza: Mirante da Sapucaí, Viaduto Santa Tereza e Bar Museu Clube da Esquina.
Pampulha: Casa do Baile, Iate Tênis Clube, Igrejinha da Pampulha, Mineirão e Museu do Futebol.
Hospedagem: os jornalistas se hospedaram e conheceram os hotéis parceiros da campanha #VEMPRABH: BH Plaza, Holiday Inn BH, Novotel BH Savassi, Ouro Minas Palace e Tryp BH Savassi.
Gastronomia: desde 2019, Belo Horizonte tem o título de Cidade Criativa da Gastronomia. E a gastronomia da capital foi muito bem representada com pratos que reúnem o melhor da culinária mineira, mesclando o tradicional ao contemporâneo. Os restaurantes parceiros da campanha #VEMPRABH são: Querida Jacinta, Cozinha da Vó Anna, Cantina do Lucas, Maria das Tranças, A Pão de Queijaria, Passeli Boulangerie, Hofbrauhaus e Living Heineken (aeroporto).
Concurso fotográfico
Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, o #VEMPRABH realiza um concurso fotográfico a fim de promover os pontos turísticos da cidade. Os dez finalistas serão selecionados por uma comissão julgadora e irão para votação popular no site do Turismo de Minas. Os cinco autores das fotos mais votadas serão premiados com uma diária de hospedagem em BH e um kit do #VEMPRABH, com camiseta e caneca.
Vídeos
Durante a press trip, foram gravados vídeos dos roteiros, que ficarão disponíveis no canal do YouTube do Turismo de Minas. Os vídeos servirão de inspiração para despertar o desejo nas pessoas de conhecerem BH.
Ebook
O Guia Turístico de Belo Horizonte, no formato de livro digital (ebook), terá informações e fotos dos roteiros turísticos, dos hotéis e dos restaurantes. O compilado terá dicas sobre a cidade, como chegar, quando ir, curiosidades, e muitas fotos para inspirar os viajantes. Serão cerca de 100 páginas, em arquivo PDF, otimizado para leitura em telas de celulares e gratuito.
Campanha de descontos
Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MG) e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MG), em setembro, o #VEMPRABH fará uma campanha de descontos em hotéis e restaurantes da cidade para incentivar ainda mais os turistas a escolherem BH como destino de sua viagem.
Mais informações no site oficial.