Tecnologia: aversão ou vício? Fobia da tecnologia ou dependência dela. Como achar o equilíbrio?

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

 

Parece estranho pensar que em pleno 2018, onde a tecnologia está tão presente em nossas vidas, alguém possa ter aversão à modernidade, ao novo, né? Pois existe e é um transtorno grave, que afeta muitas pessoas. A chamada tecnofobia, por definição, é medo de tecnologia constante e persistente, e em maior profundidade, é definido como “o sentimento de ansiedade severa associado com o uso de qualquer coisa tecnologicamente avançada”.

Ela pode ter a ver com questões religiosas, políticas, culturais ou mesmo sociais. Ou simplesmente algo genuinamente humano, como o medo do novo, causando ansiedade, como uma forma de defesa. Tememos aquilo que desconhecemos.

Nos dias de hoje, é comum que filhos e netos ensinem pais e avós a mexer no celular, mandar uma foto ou gravar um áudio em aplicativos de mensagens. O estranhamento inicial é natural. No entanto, deve-se olhar com cuidado quando esse estranhamento desencadeia outros sentimentos, como ansiedade, medo e aversão. A partir disso pode nascer a fobia, que precisa ser encarada como uma doença, que necessita de tratamento e acompanhamento.

O fato é que diante de algo novo, aprender o funcionamento daquilo deve ser gradual. Ainda mais para os que estão menos familiarizados com aquilo. Mas a velocidade com que as coisas mudam e se renovam não pode virar pressão ou cobrança. Muito menos uma questão pessoal, onde a pessoa se sente pouco inteligente ou capaz. Pois assim surge a fobia.

Mas uma vez diagnosticada, como tratar? O acompanhamento de um profissional é sempre super importante. E o medo, seja ele da natureza que for, deve ser desmistificado. Ou seja, é fundamental identificar em que momento ele surgiu, em que contexto, por que e por aí vai. Muitas vezes, não é o medo de algo em si, concreto, mas sim uma reação a uma situação que ocorreu. Uma vez conhecido, o medo então deve ser enfrentado. Aos poucos, gradualmente, uma etapa por vez, até que desapareça.

  • Relutância ou recusa em usar computadores
  • Preferir sacar dinheiro no atendimento humano em bancos ao invés de usar o caixa eletrônico.
  • Criticar as mudanças e implementações tecnológicas
  • Ao deparar-se com a tecnologia, ter sensação de perda do fôlego, tontura, palpitações no coração, ficar irritado, perder o controle, sentir-se distante da realidade, ser incapaz de pensar ou falar claramente.

O outro lado

Assim como existe a fobia da tecnologia, existem aquelas pessoas que ficam doentes por conta da tecnologia. Conhecida por nomofobia (vem do inglês no mobile phobia), trata-se dos transtornos desencadeados por um “vício” “em tecnologia. O Instituto Delete, no Rio de Janeiro, é o primeiro do Brasil especializado em detox digital e que presta atendimento gratuito. Instalado no Instituto de Psiquiatria (Ipub) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Delete foi criado em 2013 pela psicóloga Anna Lucia King e desde então avaliou 800 pessoas com algum tipo de dependência tecnológica.

“Fazemos uma entrevista psicológica. Depois o psiquiatra avalia se há algum transtorno relacionado. Pode ser transtorno de ansiedade, pânico, obsessão compulsiva, fobia social”, explica Anna Lucia, que cita WhatsApp, Facebook, Instagram e jogos on-line como as tecnologias com maior registro de dependência.

 

Mas alto lá! O uso exagerado não causa dependência e não queremos polarizar! A proposta do Delete é mostrar que é possível usufruis da tecnologia de forma saudável, utilizando a chamada “etiqueta digital”, com boas práticas como exemplo e bom senso, sempre!

 

Equilíbrio e lucro!

Nem em uma ponta e nem em outra, a turma do meio aproveita a tecnologia e as inovações para fazer negócios e ganhar dinheiro, uma vez que as novidades não param e existe um universo de marcas e influenciadores aproveitando as redes sociais.

Para se ter uma ideia, a cada minuto, 400 horas de novos vídeos são carregadas no YouTube, conteúdo que atrai 1,5 bilhão de pessoas por mês no mundo todo. No Brasil, o número de vídeos na plataforma cresceu em 54% nos últimos dois anos. Além disso, entre os cem influenciadores digitais mais poderosos do mundo, de acordo com a revista americana Forbes, 24 são brasileiros.

Ou seja, cada vez mais o mercado enxerga as redes sociais como uma ferramenta de marketing e comunicação. Na última semana de setembro, um evento em São Paulo reuniu mais de 1500 pessoas para debater, trocar, conversar e conhecer criadores de conteúdo para as redes sociais. O Youpix Com teve marcas relevantes como Bradesco e Magazine Luiza patrocinando o evento, que além dos profissionais e interessados em aprender, reuniu celebridades da internet como Dani Nocce e Jou Jout. Bia Granja, fundadora do Youpix e uma das idealizadoras do encontro, destacou a importância da profissionalização do segmento, aliada à autenticidade.

Ou seja, a tecnologia está posta e sorte de quem souber aproveitá-la para o bem!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section admin_label=”section” global_module=”60″ bb_built=”1″ fullwidth=”off” specialty=”off” transparent_background=”off” background_color=”#000000″ allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off”][et_pb_row global_parent=”60″ admin_label=”row” make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off” parallax_3=”off” parallax_method_3=”off” column_padding_mobile=”on” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ admin_label=”Texto” background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”]

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ admin_label=”Texto” background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”]

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ admin_label=”Texto” background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”]

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ admin_label=”Texto” background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial”]

Privacidade:

  • O website da  “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

Website desenvolvido por :  powered1

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?