Por que o governo não imprime dinheiro e dá aos pobres?
Diversas vezes recebo uma mesma pergunta relacionada à economia e à desigualdade, quase sempre acompanhada de boas intenções; soa mais ou menos assim: se existe pobreza, por que o governo não imprime mais dinheiro e dá aos pobres? Vou tentar responder a essa pergunta.
Imagina que você acordou bem cedo, tomou seu banho, seu café da manhã, foi para o trabalho e, no caminho, resolveu checar a conta bancária e percebeu que todo o seu saldo havia dobrado na conta corrente, multiplicado seu dinheiro na carteira e no cofrinho, legal, né?
No primeiro momento a ideia parece boa, afinal, que mal pode causar um pouco de dinheiro a mais no mundo? Os ricos ficarão mais ricos, os pobres irão pagar suas dívidas e os miseráveis não irão passar mais fome.
Mas, e depois?
Assim que o dinheiro dado de “graça” fosse inserido na economia, o que aconteceria de imediato seria o aumento no consumo – eu tenho certeza de que você tiraria do papel aquela viagem que você tanto estava planejando, iria sair pra comemorar e até trocaria de carro se fosse possível – mas, aí é que o problema surge: o consumo aumenta sem que os produtores estivessem preparados para tal.
Ou seja, o produtor A que vendia a R$5 uma garrafa de Coca-Cola, por exemplo, se vê sem saída diante de tantos consumidores, logo, o natural a se fazer é aumentar os preços e aumento de preços significa inflação.
E aquele produtor que não aumentar o preço?
O produtor que não aumentar o preço de seu produto terá que lidar com a falta dele, já que o consumo aumentará. Muitos de seus clientes irão dar com a cara na porta, sem encontrar o produto que tanto deseja. De qualquer forma, as consequências são negativas e causam danos gigantescos à economia de um país.
Portanto, por mais que pareça uma boa ideia, imprimir dinheiro não é a melhor saída para resolver a pobreza de um país.
Henrick Andrade dos Santos
Mercadólogo
Cel.: 94081-6177
[email protected]
Quem Somos :
A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais
Contatos:
- E-mail: [email protected]
- Comercial : 11 99972-9795
Distribuição Gratuita:
- Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra
Horário de Atendimento:
- SEGUNDA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- TERÇA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUARTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUINTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- SEXTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
Privacidade:
- O website da “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
- Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros, de acordo com a LGPD (lei 13.709, de 2018)