O que será da nossa ECONOMIA?

O COVID – 19 mudará o mundo; e precisamos mudar juntos

Uma das preocupações que têm assolado a todos nós é a questão financeira. O que fazer nesse momento em que o mundo todo, e o Brasil, passam por uma indefinição total quanto ao futuro econômico?

Ignore totalmente as mídias sociais, Facebook, Linkedin, Jornais e Televisão em geral, Corretoras de Valores e Bancos Privados; eles não são confiáveis no momento, dando uma série de informações que, logo depois são contraditas. Isso sem falar nas Fake News. Existe muita boataria e histórias sem sentido, como: confisco do dinheiro, e outros. Use apenas os órgãos oficiais.

Conversando com setores oficiais: BNDES, FEBRABAN, Banco Central e Caixa Econômica Federal, conseguimos ter alguns indicadores que podem nos dar um vislumbre do futuro a curto e médio prazo.

É lógico que se precisa preservar vidas e isso veio com um custo econômico muito alto. Houve, a princípio, um erro de entendimento, não só por parte dos líderes mundiais, especialmente da área de saúde, como também entre os países do mundo ao longo do tempo; diversas reuniões ocorreram, mas, as divergências eram constantes. Foi aí que os bancos centrais tomaram a liderança nesse processo e começaram a cortar juros em reuniões extraordinárias, no mundo inteiro.

A economia da China deve crescer somente 1% esse ano. Boa parte dessa retração chinesa, até por ter sido o epicentro da crise, fica concentrada no primeiro trimestre. Para os Estados Unidos, estima-se uma retração próxima aos 3%, mas é possível que a partir do quarto trimestre comece a ter alguma recuperação. Todos são grandes parceiros comerciais do Brasil e temos que ter agilidade para não termos uma recessão profunda, como em alguns países da Europa: Itália, Espanha e França.

No Brasil, é uma situação que pode impor uma série de dificuldades. Não se sabe quanto tempo irá durar a “quarentena”. O ministro Paulo Guedes anuncia uma ajuda geral de 800 bilhões. Parte será destinada às microempresas e aos profissionais “autônomos” São medidas mais acertadas que de vários outros países da Europa. Mas há entraves burocráticos de regulamentação e documentação para que esse benefício chegue às pessoas que precisam e se enquadram dentro do perfil definido. Para elas, será o valor de 600 reais por três meses. Não é um empréstimo, mas, uma ajuda, sem contrapartida.

Pode-se esperar para a próxima reunião do COPOM no BC um corte de, pelo menos, meio ponto percentual da taxa Selic, que, provavelmente depois, vai ficar parada por um bom tempo, correndo um risco de ter o ciclo de alta de juros a partir de 2021.

No novo cenário de BOVESPA [B]³ os analistas setoriais revisaram todas as estimativas dos preços das ações porque, nos próximos meses, os resultados serão muito fracos, em especial para as empresas dos ramos da aviação e de construção civil, embora o Ministro Paulo Guedes deixou muito claro que o governo não tem nenhum interesse em deixar as grandes empresas falirem, visando preservar os empregos.

Para quem tem alguma reserva financeira, o que conseguimos apurar é que o dólar deve chegar aos R$ 5,00 rapidamente, e ultrapassá-lo é uma grande possibilidade. Para quem gosta de “jogar” com commodities, cuidado: Somos grandes fornecedores da China.

Em relação a BOVESPA [B]³ as estimativas variam, na média, entre 20 a 30% negativos e a expectativa de 132.000 pontos ao final deste ano caiu para 94.000. Espera-se que, apenas, para 2021, o mundo volte ao normal. Sobre renda fixa, também, paira uma grande incerteza, deve-se primeiro observar a curva de juros, pois os preços dos títulos variam de forma inversa.

Para os mais conservadores o Tesouro Selic deve manter-se estável. Para quem pode trabalhar com o longo prazo, o bom é organizar uma carteira: mista que tenha tesouro, renda fixa e ações que estão com um ótimo preço de compra, no momento. Mas pense em resgate só a partir de 2021, ou mais.

Prof. Dr.Giancarlo Pereira

[email protected]

FB.com/giancarlo.pereira1

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/giancarlo-pereira/71/a70/64b

Para quem tem alguma reserva financeira, o que conseguimos apurar é que o dólar deve chegar aos R$5,00 rapidamente, e ultrapassá-lo é uma grande possibilidade. Para quem gosta de “jogar” com commodities, cuidado: Somos grandes fornecedores da China.

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia

Privacidade:

  • O website da  “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?