Comer na rua pode ser uma forma traiçoeira de boicotar a sua dieta para hábitos mais saudáveis. Que tal aprender receitinhas fáceis, menos calóricas e que podem ser uma mão na roda para os dias mais quentes. Confira!
Marmiteiros de plantão
Levar a marmita para o trabalho é uma ótima opção para economizar, almoçar no horário certo e saber exatamente a quantidade de calorias ingeridas, além de balancear o cardápio.
Frango com legumes na Airfryer
Ingredientes:
1 kg de sobrecoxas
Sal a gosto
1 colher de chá de açafrão-da-terra
1 colher de sopa de alho picado
Orégano a gosto
2 cebolas
2 tomates
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1 cenoura
300 gramas de batata descascadas e picadas
3 colheres de sopa de manteiga
Modo de preparo
Em um recipiente, tempere as sobrecoxas com sal, pimenta, açafrão e alho. Reserve. Então, em uma tábua, pique as cebolas, os pimentões, os tomates e a cenoura em pedaços grandes. Disponha os legumes na fritadeira e em seguida cubra com as sobrecoxas. Em seguida, coloque as batatas na bacia em que o frango foi temperado. Tempere as batatas com sal, orégano, manteiga e, então, coloque-as sobre o frango. Leve tudo para a frigideira pré aquecida a 180 ºC por 15 minutos; Depois do tempo necessário, vire o frango, deixando-o por cima das batatas. Deixe mais 30 a 40 minutos na airfryer, na mesma temperatura de 180 ºC.
Está pronto. Arrume sua marmitinha e aproveite.
Dica: Tente esquentar em banho maria para não ressecar o prato
Happy Hour – Petisco para confraternizar
Se tem uma coisa que a gente ama no final do ano é reunir os grupos e amigos: o da faculdade, o da época da escola, a turma do trabalho. Isso não precisa ser realizado com exageros.
Patês e pastas saudáveis
Seja com os palitinhos ou com torradinhas, os patês e as pastas geralmente fazem parte das festas. Confira receitas saudáveis:
- Patê de atum: no lugar da maionese ou do creme de leite, aposte no creme de ricota, na coalhada ou no iogurte natural;
- Homus: a tradicional pasta de grão-de-bico é fonte de proteínas vegetais;
- Babaganuche: pastinha árabe feita com berinjela e tahine (molho de semente
- de gergelim);
- Caponata de berinjela: geralmente combinada com azeitona, uva passa e
- pimentão;
- Creme de iogurte: com hortelã, fica uma delícia!
Creme de Iogurte com hortelã
Ingredientes:
1 pote de iogurte integral, sem açúcar (olhar o rótulo e escolher o que contém somente 2 ingredientes, leite e fermento lácteo)
1 colher de sopa de tahine
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de folhas de hortelã fresca picada
1 dente de alho picado
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Misture o iogurte, o tahine, 1 ½ colher de azeite, o suco de limão, o dente de alho, o hortelã, a pimenta do reino e sal a gosto e com o garfo, misture tudo bem até formar um molho.
Para acompanhar: Palitinhos de parmesão
Ingredientes
250 g farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
50 g queijo ralado
1 colher (chá) de açúcar 1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) cheia de manteiga
Modo de preparo
Misture os ingredientes secos primeiro em uma tigela. Depois adicione os demais
integrantes. Se a massa ficar grudando nas mãos adicione um pouco mais de manteiga e não água. Amasse bem. Abra com o rolo na espessura que desejar. Salpique queijo por cima da massa e passe o rolo de leve para grudar o queijo. Corte com a faca ou cortador de pizza em formatos de palitos ou outro que desejar. Leve ao forno aproximadamente 20 minutos na temperatura de 250 graus. Não precisa untar a forma
Quero sol!! – No clube ou na praia
Nesta opção, o frango ainda pode ser o protagonista e o sanduíche natural sempre foi e sempre será a comidinha mais saudável para curtir o verão.
Ingredientes
100 g de frango desfiado pré-cozido
1/2 cebola pequena picada
1/2 tomate picado
1 cenoura pequena ralada
1/2 lata de milho verde
salsinha e cebolinha a gosto
sal a gosto
maionese light a gosto
pão de forma 100% integral
Modo de preparo
Refogue o frango desfiado com azeite, alho e cebola em uma panela. Misture a cebola e o tomate picados, a cenoura ralada, o milho, a salsa, a cebolinha e o sal.
Adicione maionese até obter a consistência desejada do recheio. Cremosa ou mais consistente, como você preferir. Coloque o recheio entre 2 fatias de pão de forma. Nós preferimos os 100% integral.
Pra carregar na bolsa
Sabe aquela maratona entre bater perna na Feirinha do do Embu, ir na Av. Paulista e finalizar a noite em um ensaio de escola de samba? Então… Repor as energias sem enfiar o pé na jaca com um lanchinho bem prático é a solução! Bora?
Chips de batata-doce ou mandioquinha: fonte de carboidrato complexo, a versão caseira dos chips é livre de aditivos químicos e conservantes e uma opção saborosa de comer um salgadinho. Basta lavar e cortar a mandioquinha ou a batata-doce em fatias finas, temperar com sal, azeite e ervas secas e levar ao forno a 200°C por cerca de 30 minutos.