Jeff Bezos, CEO da Amazon, o maior site de e-commerce do mundo, decolou nesta terça-feira (20), às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira viagem espacial, que durou cerca de 10 minutos.
A nave em que esteve abordo foi construída pela empresa de Jeff, a Blue Origin, que é 100% voltada para o setor aeroespacial. O voo durou cerca de 10 minutos e ultrapassou a Linha de Kármán, localizada 100km acima do nível do mar, limite convencionado para definir o início do espaço.
O bilionário de 57 anos foi acompanhado de uma tripulação especial: seu irmão, Mark Bezos (51), a pilota Wally Funk (82), pessoa mais velha a ir ao espaço, e Oliver Daemen (18), a pessoa mais nova a ir ao espaço. É o primeiro voo civil e autônomo ao espaço da história.
Nenhum funcionário ou astronauta da Blue Origin esteve na aeronave, que fez um voou sem piloto.
A cápsula New Shepard decolou de uma base remota ao oeste do Texas, chamada Launch Site One, a 40 quilômetros de distância de Van Horn, a cidade mais próxima.
O evento aconteceu uma semana depois de Richard Branson, dono da Virgin Galactic, realizar seu primeiro voo ao espaço no dia 11.
A escolha da data do voo de Jeff Bezos não é aleatória: há exatos 52 anos atrás, em 20 de julho de 1969, o homem chegava à lua pela primeira vez.