Eu + Você = Nós?

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row” make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Como equilibrar as individualidades de cada um e o projeto do casal em uma relação?

Muitas vezes, quando estamos apaixonados, naquele sentimento arrebatador, temos a sensação de que achamos a tampa da nossa panela, a pessoa perfeita pra gente, e declaramos em alto e bom som: Somos um só!

E a sensação é essa mesma. O ideal do amor romântico, descrito por poetas, cantado em verso e prosa, vivido em filmes, livros e nos contos de fadas nos mostra isso. Quando o amor é demais dois se tornam um só, uma única alma, uma única vontade, um único objetivo.

Mas será que isso é saudável para a relação? Até que ponto abrir mão da individualidade pelo casal é bom para o relacionamento e para cada um? E se não é bom, como ser ímpar, quando se quer tanto ser par?

A equipe da Revista TUdo conversou com o psicólogo e terapeuta de famílias e casais  Alexandre Coimbra Amaral, que também é consultor do programa Encontro com Fátima Bernandes da Rede Globo e morador da Granja Viana!

Segundo ele, no nosso tempo, o amor romântico, unicamente, não nos satisfaz mais. “Queremos muito mais do que uma fusão com o parceiro ou a parceira. Do século passado para cá, os ideais de liberdade também passaram a fazer parte das buscas incessantes da nossa vida. Liberdade rima com individualidade, rima com privacidade. E o casal é o espaço em que se pode fomentar isso, mas não é através do amor romântico”.

Como assim?

Ele explica que nós nos juntamos a outra pessoa, nos apaixonamos, escolhemos. E aí construímos um projeto de vida com essa pessoa, mas não é apenas a união que importa. “O que importa é a coexistência de duas vidas que desejam coisas, às vezes, muito assimétricas”. Ou seja, um casal não sobrevive se não houver respeito às diferentes escolhas e projetos individuais, paralelos àqueles desenhados em conjunto.

Mas isso não pode nos levar ao egoísmo? Ao individualismo? Com convicção ele diz que não. Ou seja, é um jogo de estica e puxa. Uma hora um está mais próximo do núcleo do casal enquanto o outro está mais focado em seus projetos pessoais. Em outro momento os papeis se invertem. O importante é olhar pra si e pro outro sempre .

A mulher. O homem. Os relacionamentos.

Mas se olharmos para trás, não vemos uma sociedade totalmente diferente e isso reflete diretamente nos relacionamentos? Certamente!

Alexandre explica que a roda do mundo gira a partir da mulher. Ou seja, o empoderamento da mulher muda tudo! E toda uma nova configuração está sendo desenhada. As próprias mulheres, explica Alexandre, ainda estão entendendo como incorporar essa força e esse novo papel na sociedade, sem endurecer e não precisar abrir mão do desejo genuíno de querer viver uma relação romântica. Em outras palavras, os homens precisam entender quem são essas mulheres e elas, por sua vez, também precisam entender a si mesmas depois de todas essas transformações sociais e culturais. Desta forma, é preciso diferenciar o casal da porta pra fora de quando estão somente os dois. Ele esclarece que dentro da relação, a vulnerabilidade de ambos é a grande cola. “É na fraqueza  que se formam as alianças. A intimidade é construída quando se enxerga a vulnerabilidade do outro”, diz. Ou seja, mulherada, está tudo bem  não conseguir abrir um vidro de azeitonas e chorar com uma cena emocionante na novela.

Mas e aí? Votamos à nossa pergunta inicial, como encontrar o equilíbrio entre a individualidade de cada um e o projeto do casal?

Alexandre explica que duas palavras são fundamentais na rotina de um casal – pertencimento e autonomia. Porém, elas são antagônicas, ou seja, vai ter o momento de pertencer, o momento do nós e vai ter o momento do eu.  Encontrar esse equilíbrio é o grande segredo.  Mas não é simples. Ele é dinâmico, muda e se molda o tempo todo. É um acordo que precisa ser revisto sempre. E isso exige DR, sim senhor! Discutir a relação é o que faz ela dar certo, segundo Alexandre. É o diálogo.

Em resumo, um relacionamento é um projeto, uma história tecida a dois, que se renova de tempos em tempos, de acordo com os desejos de cada um. E é preciso atualizar, o tempo todo, para o parceiro sobre quem você é e o que você quer da vida e da relação.  Mas não tem receita de bolo não! Cada relação é única, assim como cada indivíduo. Para dar certo, tem que querer muito, lutar por ela, e construir bases sólidas não só de amor, mas de cumplicidade e parceria!

 

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section admin_label=”Seção” global_module=”60″ fullwidth=”off” specialty=”off” transparent_background=”off” background_color=”#000000″ allow_player_pause=”off” inner_shadow=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”on” make_equal=”off” use_custom_gutter=”off”][et_pb_row global_parent=”60″ admin_label=”Linha” make_fullwidth=”on” use_custom_width=”off” width_unit=”on” use_custom_gutter=”off” padding_mobile=”off” allow_player_pause=”off” parallax=”off” parallax_method=”off” make_equal=”off” parallax_1=”off” parallax_method_1=”off” parallax_2=”off” parallax_method_2=”off” parallax_3=”off” parallax_method_3=”off” column_padding_mobile=”on”][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ admin_label=”Texto” background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ admin_label=”Texto” background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ admin_label=”Texto” background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana – Cotia

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][et_pb_text global_parent=”60″ admin_label=”Texto” background_layout=”dark” text_orientation=”justified” header_text_color=”#ec008c” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Privacidade:

  • O website da  “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

Website desenvolvido por :  powered1 [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?