A COVID-19 impactou quase todas as atividades do Mundo. No início do ano tínhamos uma expectativa de crescimento, para o Brasil, da ordem de 1,5% a 3,0%. Entretanto, veio a pandemia e teremos sorte se nosso PIB for de apenas 4% negativo, Os mais pessimistas já falam em mais de 5% negativo, o que será um completo desastre para o Brasil.
Dentre vários setores, o de turismo é, sem dúvida, um dos mais prejudicados. Segundo o IBGE, o setor representa mais de 3% do PIB e sua dinâmica é composta por diversas atividades que serão diferentemente impactadas nessa crise.
Em nossas análises, deveremos demorar até um ano e meio para recuperar o setor, considerando a hipótese de estabilização da pandemia nos próximos 3 a 4 meses, conforme demonstra o gráfico a seguir.
Nesse período, as perdas em comparação ao PIB do setor em 2019 serão maiores que R$116,0 bilhões ao considerarmos o período de 2020-2021, o que representa perda mais de 21,0% no total do período.
Medidas urgentes precisam ser adotadas especificamente para o setor se recuperar, aliviando a pressão operacional e salvando empregos. Por exemplo:
- Auxílios públicos serão essenciais para manter o setor, com disponibilização de crédito, principalmente para o setor aéreo.
- Renegociação dos contratos de concessão (aeroportos, centros de eventos e pacotes com agências) para dar tempo para a recuperação dos negócios.
- Recursos e esforços para a promoção do turismo doméstico. O crescimento econômico do setor está fortemente focado à promoção de pacotes via agências. A pandemia traz a necessidade de revisão dos planos que estavam em andamento e revisão com os consumidores.
- Crédito ao consumidor com condições atrativas. No período de retomada, as finanças familiares e das empresas do setor estarão péssimas. Será necessário crédito especial às operadoras e aos consumidores de forma viabilizar a estada de lazer no Brasil.
Isso só pra começar….
Giancarlo Pereira, Prof. Dr.
Facebook: https://www.facebook.com/giancarlo.pereira1
Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/giancarlo-pereira/71/a70/64b
Quem Somos :
A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais
Contatos:
- E-mail: [email protected]
- Comercial : 11 99972-9795
Distribuição Gratuita:
- Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra
Horário de Atendimento:
- SEGUNDA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- TERÇA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUARTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- QUINTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
- SEXTA-FEIRA 09:00 ÀS 17:00
Privacidade:
- O website da “Revista Tudo” zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
- Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.