O Governo do Estado de São Paulo anunciou hoje (21) que 288 municípios não registraram novas mortes por COVID-19 na última semana, que equivale a 44% do número de cidades de SP. O balanço é um reflexo do avanço da campanha de vacinação para redução de casos graves e mortes pela doença.
“A vacinação, além de diminuir as internações, também está reduzindo o número de mortes em São Paulo. Quase metade das cidades do nosso estado, 288 municípios, não registraram nenhum óbito na última semana, o que também é fruto da vacinação avançada no Estado de São Paulo”, afirmou o vice-governador, Rodrigo Garcia.
A afirmação é resultado da análise de dados dos dias 14 a 21 de julho, disponíveis para consulta pública no boletim oficial do Governo do Estado, e foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde. Confira a lista completa de cidades aqui.
Mais da metade da população adulta de São Paulo já recebeu pelo menos uma dose do imunizante contra o vírus e cerca de 18,6% da população geral do estado já completou seu esquema vacinal, garantindo proteção completa contra a COVID.
Pré-cadastro virtual
O público-alvo da campanha, seja por faixa etária ou comorbidade, pode realizar o pré-cadastro no site VacinaJá, que facilita o andamento da imunização tanto para o usuário, quanto para os agentes de saúde.
Também é possível se cadastra com o assistente virtual do Governo no WhatsApp, fruto de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. O chatbot oferece também informações confiáveis sobre o Plano Estadual de Imunização, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o vírus.
Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar neste link.
Mais informações sobre a COVID-19 em São Paulo, no Brasil e no mundo na Revista Tudo.