Pessoas com dor crônica possuem atendimento especial em Cotia
A dor crônica é uma dor que dura e se repete por meses ou anos. Embora possa se originar dos sintomas de outras condições médicas, como artrite, fibromialgia ou lesões, ela pode se desenvolver e persistir independentemente de outros problemas. Cerca de 40% da população brasileira sofre com algum tipo de dor crônica.
Em Cotia, a Secretaria Municipal da Saúde – em parceria com a UNIP, montou um grupo de atendimento formado por fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia para atender pacientes com queixa de dor crônica e patologias de leve à média gravidade: o “Grupo da Dor”, que funciona ativamente na cidade desde 2018.
Os pacientes são encaminhados pelo Centro de Fisioterapia e Ortopedia (Cefor). Depois de uma triagem, para avaliar o tipo de terapia indicada, o paciente é direcionado para o “Grupo da Dor”, onde recebe atendimento com fisioterapeutas, uma vez por semana, em sessões que duram uma hora.
Os encontros acontecem no Ginásio de Esportes, uma vez por semana.
Ao todo são 10 alunos de fisioterapia e 115 pacientes divididos em grupos de coluna, joelhos e ombros. Outra curiosidade é que o Grupo da Dor atende crianças, adultos e idosos, sendo a maioria pessoas com mais de 60 anos.
Luís Gustavo Aragon, médico e coordenador do CEFOR, explica que o intuito do programa foi tirar os pacientes da sala da clínica e levar para um ambiente prazeroso, coletivo, de movimento e interatividade. “Com exercícios, alongamentos e fortalecimentos, os pacientes evoluem muito mais”, conta.
CEFOR I CENTRO DE FISIOTERAPIA E ORTOPEDIA
Av. Vasco Massafeli, 605 – Jardim Maria Tereza, Cotia – (11) 4703-5791 ·