Descubra como alinhar corpo, mente, emoção e espírito para plantar as sementes de uma nova vida.
Se 2025 foi o ano de fechar gavetas, ressignificar e limpar o que não servia para liberar o peso do passado (Vibração 9), PREPARE-SE: 2026 é a tela em branco, o portal da coragem.
Sobretudo, 2026 vibra com a energia do Início (Ano 1), segundo a Numerologia e a força do Cavalo de Fogo no Horóscopo Chinês.
Este é o Ano Universal de vibração 1 (2+0+2+6 = 10; 1+0 = 1), que abre espaço para o novo, exige ação, ousadia e a coragem de ser o protagonista da sua própria história.
Para ter sucesso neste novo ciclo de nove anos, a preparação precisa ser integral. Vamos nos alinhar aos 4 pilares: físico, mental, emocional e energético (ou espiritual).
Por exemplo: ao escolher um cuidado para seu corpo físico, fique atento às consequências para seu corpo, sua mente, suas emoções e sua energia. Você pode realizar algumas perguntas a si mesmo: esse cuidado físico será benéfico ao meu corpo ou farei somente porquê todo mundo faz; ou ainda, exigirá de mim mais do que posso? Ele perturba meus pensamentos ou organiza minha mente? Como me sinto emocionalmente ao realizá-lo: baixa ou aumenta minha autoestima? Ao realizá-la fico disposto ou depauperado?
Falando em corpo, o Ano 1 exige movimento. Se a mente deseja iniciar um projeto, é o momento de se planejar, entendendo que a ansiedade e pressa inicial poderão ser as molas propulsoras para seguir adiante. Nesse caso, o próprio transcorrer da realização do projeto para seu corpo, te acalmará promovendo estrutura e saúde para sustentá-lo. Sendo “Ano 1”, as práticas que já alinham os 4 pilares poderão ser favoráveis, como a Reeducação Postural Global (RPG|Souchard), práticas orientais como Taichi Chuan, Chi Gong e práticas integrativas com danças étnicas, que são fundamentais para construir a “espinha dorsal” do seu novo eu. O “Ano1” também exige que você mantenha seus pés firmes no chão (aterramento) para sustentar as ideias ousadas que virão.
Agora é a vez da sua mente: aquilo que pensa e o modo como desenvolve seus pensamentos. No ano do protagonismo teremos dois desafios: vencer a procrastinação e o medo de falhar.

ATENÇÃO: O Ano 1 não aceita mais a vítima ou o coadjuvante, o que abrirá espaço para você exercitar sua autonomia. Para isso, defina metas claras e mensuráveis (prospecte datas para início, desenvolvimento e término das etapas, por exemplo).
Terapeuticamente, este é um momento que a Constelação Sistêmica Familiar pode te ajudar, para trabalhar a relação com sua força para agir, que simbolicamente está na relação com seu Pai e|ou com a Força Masculina (interna), que está ligada à ação, à autoridade e à capacidade de iniciar e concretizar. Sua Força com a Energia Feminina (interna) e|ou a relação com sua Mãe podem estar ligadas à manutenção do propósito, persistência, planejamento e sustentação dos seus projetos, desenvolvimento e cuidado nos encerramentos dos processos.
No cenário emocional, agora é a vez do seu “coraçãozinho”. Sendo o Ano Universal 1 o desafio pode estar entre criar coragem e agir, contra o risco de impulsividade e esgotamento.
ATENÇÃO: Seu coração será convocado a ser o protagonista. Uma dica de ouro: ao tomar uma escolha, antes de tudo, sinta o que acontece no seu corpo ao decidir-se por isso. Conforto? Desconforto? Infla seu ego? Gera autoconfiança ou sensação de puxar um “freio de mão” para proteger sua paz interior? Gera medo de recomeçar?
Uma das potências de um Ano 1 é a cura da insegurança. Aquela insegurança sutil que te travou nos últimos anos será desafiada pela força de ação. Muitas pessoas que carregam medos de dependência emocional serão forçadas a se posicionar; o alívio em assumir que somente elas são responsáveis pelas suas vidas – sobre a liderança de suas vidas – e criar independência financeira ou afetiva. A sugestão acima, de atividades que promovam o “aterramento”, irão favorecer vitalidade, entusiasmo, como uma força natural para tirar os sonhos do papel, o que aliviará a depressão e a apatia, substituindo-as pela motivação intrínseca.
Um lindo convite de 2026 será estarmos presentes no aqui e agora, favorecendo as energias de recomeço nos relacionamentos (companheiros, parceiros de trabalho, filhos, pais, etc), com paixões intensas e assim, relacionamentos em crise tenderão a serem definidos: ou se fortalecem com novos projetos em comum, ou se encerram rapidamente, pois a energia 1 não sustenta o que é ambíguo.
Se você esperava um ano de calmaria após o turbulento encerramento de 2025, o Universo tem outras notícias: 2026 é um convite energético para o protagonismo. A vibração do Ano Universal 1 exige iniciativa e a paixão, impulso e velocidade do Cavalo de Fogo (horóscopo chinês) exigirão o cuidado para não mascararmos uma insegurança através da pressa, do agir por impulso e acabarmos criando uma armadilha, com falta de planejamento, condições físicas pertinentes, vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, podendo nos levar a ansiedade e esgotamento físico, mental, emocional e energético.
O elemento Fogo (aspecto do horóscopo chinês do Cavalo de Fogo), pode se manifestar como raiva e explosões emocionais se não aprendermos a canalizar essa energia de forma saudável e estratégica.
ATENÇÃO: O Ano 1 é o ano do “Eu Sou”. O risco é transformar a autoconfiança em competitividade cega, orgulho excessivo e disputa de poder nas relações. O desejo de ser o “melhor” ou o “primeiro” pode minar parcerias valiosas.
As dicas de sabedoria que irão enviar um sinal constante ao seu subconsciente de que você estará pronto para agir e prosperar navegando nas energias de 2026:
- Observar antes de agir
- Escolher com coragem (a partir do seu coração)
- Alinhar conscientemente com os 4 pilares: físico, emocional, mental, energético
- Saber onde mirar: foco e calma (sentir seu próprio ritmo)
- Busque solidez e estrutura nas suas escolhas e não no palco
- Para lidar com a impulsividade, o trabalho terapêutico que promova o aterramento e o autoconhecimento é vital. A Constelação Familiar, por exemplo, ajuda a limpar os emaranhamentos passados para que a energia do 1 possa se manifestar de forma autêntica e não autodestrutiva
- Chakra dominante: Muladhara (vórtice número 1: ligação com a Terra)
- Cores: vermelho (vitalidade, paixão, coragem) e laranja ou dourado (protagonismo, prosperidade, entusiasmo)
- Óleos essenciais; laranja (alegria e leveza), limão (limpa energias estagnadas), alecrim (tonifica), erva cidreira (clareza mental) e cedro (equilibra e alinha)
- Incorpore sons curativos (Mesa Lira) logo no início do ano para sintonizar sua frequência pessoal com a alta vibração de início e realização
Este é o momento de semear o futuro que você deseja. O que você plantar agora, colherá pelos próximos nove anos. Não adie mais o seu protagonismo.
2026 é o ano que abre espaço e te convida a encontrar e exercer sua força . Não pelo quanto você pode lutar, mas pelo quão bem você pode liderar sua própria vida, com alinhamento, equilibrando paixão, paz e o bem comum.
Eliana Tessitore é Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela EEUSP/IPq, Fisioterapeuta graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba com aperfeiçoamento em Reeducação Postural Global pelo Instituto Phillipe Souchard®.
Com a experiência adquirida, desenvolveu seu conceito de trabalho: “Eliana Tessitore Cuide-se Bem!”, pensando o corpo em seus componentes físico, psíquico e emocional.
Contato: (11) 96456-0777







